Aprovados 206 Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional - CQEP

O Governo anunciou a intenção de abrir 206 Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP), a qual vem substituir a anterior rede de Centros de Novas Oportunidades - CNO, desmantelada em 2012. Este é um processo que decorre há algum tempo, tendo esta semana surgido novidades sobre a aprovação das respetivas candidaturas, no portal da Agência Nacional para a Qualificação (ANQEP), com a publicação de um relatório preliminar. 

Esta agência, responsável pela análise e aprovação de 373 candidaturas, ficou-se pela aprovação de apenas 206, sendo que, numa escala de 0-100, a pontuação mínima necessária foi de 55. Este número está longe dos 450 CNO anteriores, mas acima da previsão inicial de 120, anunciada pelo Governo. As candidaturas são de origem privada e autárquica e envolveram também a associação de diversas entidades numa só.

Estes centros têm por objetivo o desenvolvimento de reconhecimento, validação e certificação de competências de adultos e jovens, bem como a integração profissional de pessoas com deficiência e incapacidade, os quais serão distribuídos pelo ensino de nível básico, secundário e profissional. Este novo modelo passa por uma aposta maior na qualidade da certificação, em detrimento da quantidade, estando prevista a realizaçao de um exame final que contará com um peso minimo de 50% para a nota final dos formandos.

Este é um processo que não se avizinha rápido, pois este relatório preliminar terá ainda que passar por um relatório final e só depois disso é que os muitos formandos em espera poderão ter a oportunidade de se candidatar.

Segundo o Blog www.arlindovsky.net já é possível consultar o resultado das candidaturas que cada entidade submeteu à ANQEP. Os resultados preliminares apontam para a seguinte distribuíção geográfica: