Aprovados os Cursos Superiores com 2 anos

Finalmente, após várias promessas, foi esta semana aprovado o diploma que institui uma nova tipologia de curso superior, com a duração de 2 anos. 

Os novos cursos destinam-se a jovens, com mais de 18 anos, que possuam como habilitação mínima o 12º ano. Estes poderão ter uma disciplina em falta e concluí-la durante a frequência do 1º ano do novo curso superior.

O acesso a estes cursos, para além das habilitações de entrada, far-se-à após a realização de um teste nos institutos habilitados a leccionarem esta nova tipologia.

Na prática, estamos a falar de cursos associados ao nível 5 europeu, com uma forte vertente profissional. Este curso concede um diploma de Técnico Superior Profissional, mas não um grau académicoà semelhança dos restantes países europeus onde este nível de ensino já vigora. Contudo, caso os alunos concluam este tipo de curso com sucesso e pretendam candidatar-se a um curso superior, poderão fazê-lo.

Está previsto o financiamento destes cursos com fundos do quadro comunitário europeu, ou na sua ausência através de fundos públicos. Todavia, os institutos de ensino autorizados a leccionar estes cursos, poderão cobrar um valor adicional sobre a forma de propinas, cujo valor deverá ficar abaixo dos valores praticados para as licenciaturas académicas.

A estrutura curricular destes cursos aponta para um primeiro ano de formação geral e um segundo ano dado sob a forma de estágio numa empresa.