E-Learning

Formação de Formadores - E-LearningE-Learning - não existe uma definição única para este termo mas a sua explicação é mais fácil se a caracterizarmos do ponto de vista funcional:

  • Resulta da convergência entre a Internet e a necessidade de aprendizagem, ou, noutros termos, podemos falar em aprendizagem apoiada pela Internet.
  • Resulta da utilização de tecnologias de Internet para criar, promover, fornecer e facilitar a aprendizagem, em qualquer momento e em qualquer lugar.
  • A possibilidade de fornecer de forma individualizada, compreensível, conteúdos de aprendizagem dinâmica em tempo real, possibilitando assim o crescimento de comunidades de conhecimento e aproximando os tutores dos formandos.
  • Uma oportunidade para possibilitar a pessoas e organizações, manterem-se actualizadas em relação às mudanças rápidas impostas pelo mundo da Internet.

De forma simplista diríamos que o E-Learning é a modalidade de ensino à distância em que o formador e o formando se encontram separados fisicamente ao longo de todo o curso (excepto, eventualmente, no que diz respeito às sessões de início, fim ou avaliação), utilizando apenas suportes digitais (Web, Video-Conferência, etc.) como meio de formação e monitorização.

Níveis do E-Learning


Glossário ou Bases de Dados de Conhecimento

Embora esta não seja considerada uma ferramenta directa de ensino ela constitui um repositório de conhecimentos pesquisáveis de grande utilidade. Exemplo disto são os glossários usados pelo nosso portal. Os glossários podem ser dicionários de termos, teorias, objectos que têm a vantagem adicional de servir os conteúdos de aprendizagem com apontadores automáticos nos textos ou conteúdos de aprendizagem.

Assim, desde que o termo pertencente ao glossário apareça num texto de aprendizagem, é automaticamente convertido num apontador, bastando ao formando cliquar nele para obter uma explicação detalhada. Por outro lad,o este tipo de bases da dados constituem o exemplo perfeito da aprendizagem num ambiente colaborativo, dado que a adição de novos termos ao glossário é normalmente aberta a alunos/tutores, o que contribui para um rápido crescimento da base de dados de conhecimento.

Suporte On-Line

O Suporte on-line funciona em termos de estrutura interna de modo semelhante ao das Bases de Dados. Dentro das suas mais variadas formas de implementação poderemos referir: fóruns, salas-de-chat, boletins digitais ou newsletters, e-mail, sistemas de mensagens diferidos ou em tempo real. A principal característica de diferenciação face às bases de dados assenta na interactividade dos mesmos, permitindo a colocação de dúvidas e questões mais específicas, bem como a obtenção de respostas em tempo real.

Formação Assíncrona

Esta é talvez a forma mais tradicional e comum de E-Learning, do qual o portal da Formação de Formadores é um bom exemplo, através dos seus cursos de B-Learning. Os conteúdos podem ser distribuídos de forma digital (CD-ROM, Rede interna, Intranet ou Internet). Os conteúdos são organizados em forma de cursos e podem apresentar-se através de grupos de discussão, e-mail ou fóruns.

Formação Síncrona

Esta forma de E-Learning propicia a aprendizagem em tempo real apoiada por um tutor on-line. As sessões são marcadas em horário certo e os formandos podem comunicar com o tutor ou os restantes colegas. É possível a utilização de quadros interativos - através do rato - assumindo, habitualmente. a forma de áudio ou vídeo-conferência, telefonia digital, etc.  Pode ter a duração de dias ou semanas.

Caso pretenda inscrever-se num curso de e-learning de Formação de Formadores, de modo a obter o CCP, poderá inscrever-se aqui de modo a utilizar a nossa plataforma de aprendizagem remota.