Ensino à Distância

Formação de Formadores - E-LearningO futuro do modelo de gestão das empresas e organizações passa, em grande parte, por um novo paradigma: Aprendizagem Rápida, Eficiente e Contínua, ou seja, Ensino à Distância. Só através de um modelo de formação que acelere a aprendizagem de novos processos, métodos e ferramentas será possível caminhar rapidamente de um modelo de gestão hierárquico integrado verticalmente para um modelo de estrutura horizontal, capaz de acelerar o ciclo de geração de novos produtos e responder eficazmente aos desafios que a precariedade de recursos humanos coloca. Para sobreviver num mundo global as empresas têm de aprender a aprender.

Evoluímos assim da ênfase no produto ou nos recursos humanos para um modelo assente na promoção do conhecimento, imprescindível para um maior dinamismo das empresas e uma resposta mais rápida aos desafios do mercado. Segundo afirma Drucker (apud Sadia, 2004: 23):

"Na sociedade do conhecimento o saber é recurso chave. Não pode ser comprado com dinheiro e nem criado com capital do investimento. O saber reside na pessoa, no trabalhador do conhecimento."

Em consonância com este pensamento as empresas, institutos de ensino e serviços públicos têm vindo a desenvolver esforços para implementar novas ferramentas de aprendizagem num contexto de trabalho colaborativo. No ensino superior, por exemplo, o Processo de Bolonha representa um grande desafio. O 2º ciclo só terá condições para funcionar se se adaptar ao E-Learning.

Dentro das múltiplas definições, normas e conceitos que esta nova onda de mudança introduziu sobressaem dois: E-Learning e Blended Learning (vulgarmente conhecido por B-Learning). Ambos os conceitos estão associados ao ensino à distância, com a diferença de que o primeiro é utilizado quando a formação é efectuada na sua totalidade de forma remota - através de meios de transmissão digital - enquanto o segundo implica o uso misto da formação presencial e a do ensino à distância.

O ensino à distância é pois uma resposta às necessidades de reduzir os custos associados à formação, maximizando assim meios e recursos e/ou então como forma de ultrapassar limitações nos horários ou dispersão geográfica dos formandos. O modelo, todavia, para ser aplicado com rigor e excelência pedagógica terá de ser muito mais exigente ao nível dos recursos disponibilizados e facilidade de utilização, de modo a captar o interesse do formando e alcançar o sucesso da formação.

Os conteúdos desenvolvidos para o ensino à distância deverão ser estruturados de modo a que o acesso se faça em sincronia com o plano de sessão do respectivo curso e deverão ser enriquecidos através de exercícios interactivos, desenvolvidos por equipas pedagógicas e de desenvolvimento multimédia. O recurso a ferramentas interativas, habitualmente designadas por Jogos Pedagógicos, contribuem para uma aprendizagem rápida, eficiente e contínua.

Nesta modalidade de formação é dado um destaque especial às ferramentas colaborativas, permitindo que a comunicação entre os formandos e a equipa pedagógica saia reforçada, através de fóruns, chats, vídeo-conferências, etc.