O Formador e a Actividade Pedagógica

Portal de Formação de Formadores - Actividade PedagógicaNesta secção abordaremos diversos temas associados ao universo pedagógico do Formador. Trata-se de uma das mais interessantes vertentes da actividade de um formador, condicionando o sucesso ou inscucesso do mesmo na sua relação com os formandos.

Falar de pedagogia da formação nos dias que correm implica abordar em primeiro lugar algumas das mais modernas tendências da metodologia de ensino: o ensino à distância, mais conhecido pelas designações de E-Learning ou B-Learning. Por isso dedicámos uma secção inteira a esta temática, que poderá consultar aqui.

A evolução e modernização da actividade da Formação não se esgotam no espaço estrito da pedagogia pura; as tecnologias digitais trouxeram uma lufada de renovação ao modo como o formador interage com o formando e no grau de sucesso ou incucesso associado à mesma. Há riscos e vantagens, importa pois conhecê-los. Para tal, efectuámos um resumo e uma tradução livre do excelente texto de David J. Staley sobre a adoção das tecnologias em sala de aula, consulte-o aqui.

Ao falarmos em tecnologias informáticas, como ferramenta auxiliar nos métodos de ensino e estudo, somos invariavelmente conduzidos a um eterno debate acerca das vantagens / desvantagens do uso destas tecnoclogias que facilitam a cópia em exames ou a elaboração de trabalhos de casa de forma fraudelenta. A desonestidade já não se limita a um "espreitar pelo canto do olho" do teste do colega ou à consulta das célebres cábulas - em harmónio ou mesmo na palma da mão. A tecnologia permite hoje novos e inventivos métodos na arte de bem cabular. Estes e outros temas associados podem ser lidos no nosso Guia da Desonestidade Académica que relata pormenorizadamente estas actividades - tão antigas quanto o ensino - e o pode ajudar a evitá-las.