Como prevenir a Fraude Académica

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Da leitura das secções anteriores resulta claro que a fraude pedagógica assume contornos preocupantes quer pela crescente banalização, quer pelos efeitos preversos que provoca na formação do indíviduo e da sociedade em geral. Nesta secção iremos descrever algumas técnicas que o poderão ajudar a prevenir a fraude académica.

Discuta o Tema com os seus Alunos

Debater este tema de uma forma aberta, é uma boa técnica para iluminar o que tende a esconder-se entre pactos de silêncio e na penumbra do pensamento. Discuta os diferentes tipos de fraude e as diversas técnicas, para que fique bem claro que o formador as conhece e sabe como detectar. Convide os seus formandos a debater as possíveis consequências sociais e profissionais deste tipo de comportamento a médio prazo.

Não dê Enfase às Melhores Notas

Ajude os seus alunos a compreender o valor do objecto de estudo e não glorifique os que conseguem obter as melhores notas, pois esta passará a ser a motivação principal dos restantes. Recompense a conquista das competências e da aquisição de conhecimento em detrimento dos diplomas, ou dos quadros de honra.

Prepare os seus Formandos para os Exames

Auxilie os seus alunos a encarar os testes ou exames como mais uma etapa, sem surpresas nem receios. Para tal faça testes de treino - sem nota de avaliação - e discuta a correcção dos mesmos em grupo. Preparar o aluno para o teste passa não só pela transmissão de conhecimentos, mas acima de tudo pela familiarização com a tipologia de testes. Um aluno que estudou bem os possíveis modelos de teste e as respectivas respostas será, com maior probabilidade, um aluno bem sucedido.

Diversifique as Fontes de Consulta

Actualmente um dos incentivos ao plágio está na facilidade com que os alunos têm acesso a um manancial de conteúdos através da Internet, sites do tipo o Wikipedia permitem - sem qualquer esforço - copiar e cumprir as suas tarefas pedagógicas. Habitue-os a consultar outras fontes, nomeadamente as literárias, em que o esforço de transcrição é superior a um simples "copy & paste". O acto de ler e escrever duplica a probabilidade de memorização em comparação com a simples tarefa de ler.

Diversifique os Métodos de Avaliação

As provas orais, hoje tanto em desuso, constituíam excelentes oportunidades para verificação dos conhecimentos do formando, sem riscos nem tentações de fraude. Possuem a desvantagem de "enervar" os alunos mais tímidos, mas a repetição das mesmas tende a esbater esse efeito.

Ajude os seus Formandos a Estruturar os seus Trabalhos Académicos

Uma das causas do recurso ao plágio de trabalhos ou teses tem a ver com a dificuldade dos alunos em estabelecer uma estrutura e a definir quais as matérias a abordar e em que moldes. Mais do que enunciar um tema para o trabalho a desenvolver, será útil dar como alternativa um exemplo com a estrutura, referenciando os tópicos a abordar e definindo linhas de desenvolvimento. 

Utilizar Software para Deteção do Plágio

Tal como o formando tem facilidade em copiar conteúdos de terceiros e apropriar-se intelectualmente dos mesmos, mostre-lhes que você também tem ferramentas para deteção deste tipo de fraude. Quanto maior for o esforço de diferenciação do aluno dos seus conteúdos face aos conteúdos plagiados, maior será a probabiliade que este esforço redunde em aquisição das competências pretendidas. Saber copiar também é uma forma esforço de aprendizagem. Hoje existem muitas ferramentas de detecção de plágio, umas pagas outras não. Exemplos:

  • Pesquise - utilizando um motor de pesquisa como o Google ou o Bing - partes do texto dos trabalhos dos seus alunos de modo a encontrar possíveis fontes plagiadas. Poderá sempre que possível utilizar a pesquisa avançada, disponível nestes motores, para solicitar a pesquisa "com a frase exacta" evitando assim ser confrontado com milhares de páginas.
  • Caso a sua instituição de formação ou ensino possua alguma intranet para publicação de trabalhos, analise com os responsáveis a possibilidade de utilizar ferramentas automáticas de deteção de plágio tais como o https://www.ephorus.com/pt
  • Caso os trabalhos sejam publicados na web poderá usar serviços como o do http://www.copyscape.com, Na versão Premium - paga - poderá colar textos para detecção de plágio.
  • Consulte aqui alguns outros serviços alternativos: http://net.educause.edu/ir/library/pdf/SER07017B.pdf

Código de Ética

Tal como referido nas outras secções, a existência de um regulamento interno à Instituição, elencando as possíveis fraudes académicas e determinando com firmeza as possíveis sanções, resulta estatísticamente numa dissuação muito eficaz deste tipo de comportamentos desviantes.

Vigilência

A vigilãncia durante a realização do exame é fundamental. Evite que o aluno transporte consigo notebooks, telemóveis e sacos ou mochilas. Peça para os despositar numa mesa à parte, no princípio do exame.