Os portugueses e a literacia financeira

O Cetelem, empresa que disponibiliza serviços de crédito a particulares, revelou um estudo segundo o qual 1 em cada 4 consumidores tem necessidade de formação na área financeira.

O estudo foi efetuado através de 500 entrevistas telefónicas a portugueses de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, residentes em Portugal.

Segundo o estudo existe uma melhoria face aos números de 2015, existem menos consumidores a sentirem falta de algum tipo de formação em matéria financeira (26% contra 31% em 2015). Todavia neste estudo os consumidores afirmaram desconhecer o significado de conceitos financeiros tais como: rating, cartões de pagamentos virtuais, etc. 

As respostas permitem também concluir que em relação aos temas em que os portugueses gostariam de ter mais formação estão a gestão orçamental, os produtos financeiros, poupança (9%) e crédito (8%).

Por outro lado o Cetelem desenvolve ações de formação e divulgação sobre literacia financeira nas escolas portuguesas e como resultado dos inquéritos realizados junto de alunos que frequentam o ensino secundário em Portugal, conclui que:

Os jovens em Portugal estão informados sobre o que é o dinheiro e qual a melhor forma de o gerir. Os resultados indicam que 69% dos alunos têm poupança e destes, 47,1% dizem tê-la numa conta no banco e 46,7% num mealheiro. Uma fatia considerável destas poupanças destinam-se à carta de condução (41,9%), à educação ou formação própria (32,9%) e à aquisição de um automóvel ou moto (31,1%). Quando a poupança se esgota, o recurso principal são os pais e familiares que emprestam dinheiro: 46,7% admitem pedi-lo. 37,7% preferem arranjar uma forma alternativa de rendimento e 37,7% limitam as despesas para balançar o orçamento.

Desde 2011 o Cetelem já formou mais de 7.000 alunos através de jornadas gratuitas desenvolvidas todos os anos nas escolas portuguesas entre janeiro e maio.

Segundo o Diretor Geral Serge le Bolés, 

No Cetelem temos plena consciência que a transmissão de informação financeira desde cedo é fundamental para garantir que os jovens de hoje serão amanhã consumidores informados e conscientes. É com esta premissa em mente que temos desenvolvido várias ações de sensibilização para a literacia financeira junto deste público. Orgulhamo-nos de poder dizer que já chegámos a milhares de alunos portugueses e, que tanto os alunos, como os professores, apresentam um feedback bastante positivo em relação a estas iniciativas.