A Importância da Motivação no Processo de Aprendizagem em Pessoas Adultas

A Importância da Motivação no Processo de Aprendizagem em Pessoas Adultas
A motivação exerce um papel central na aprendizagem de pessoas adultas, sendo um fator determinante para o comprometimento e a eficácia do processo educativo. Diferentemente das crianças, as pessoas adultas geralmente envolvem-se em contextos de aprendizagem por escolha própria, o que torna a motivação intrínseca — como o desejo de crescimento profissional, resolução de problemas práticos ou realização pessoal — um elemento essencial. As experiências acumuladas ao longo da vida tornam as pessoas adultas, formandos/as seletivos/as, que valorizam conteúdos aplicáveis à sua realidade. Nesse sentido, a aprendizagem significativa ocorre quando há conexão entre o conhecimento novo e as vivências anteriores. Além disso, pessoas adultas tendem a ser autodirigidos/as e valorizam a autonomia na condução dos seus estudos. A perceção de utilidade prática e a procura por resultados imediatos também contribuem para a permanência nos processos educativos, mesmo diante de obstáculos. Portanto, compreender e estimular a motivação no ensino de pessoas adultas é essencial para promover uma aprendizagem eficaz, sustentável e contextualizada.





  • Há respeito pela sua autonomia.

Os/as Adultos/as enfrentam múltiplas responsabilidades que podem dificultar a aprendizagem. Estratégias eficazes para manter a motivação incluem: a contextualização dos conteúdos, o uso de metodologias ativas, o feedback constante, e a valorização das experiências prévias dos/as formandos/as.

A motivação é um elemento essencial no processo de aprendizagem de pessoas adultas. A sua presença influencia diretamente o envolvimento, a persistência e a eficácia da aprendizagem. Compreender os fatores motivacionais e aplicá-los na prática pedagógica é um desafio para formadores/as, mas também uma oportunidade de tornar a educação mais significativa e transformadora para esse público.


Referências

Knowles, M. S. (1984). Andragogy in action: Applying modern principles of adult education. Jossey-Bass.

Ryan, R. M., & Deci, E. L. (2000). Intrinsic and extrinsic motivations: Classic definitions and new directions. Contemporary Educational Psychology, 25(1), 54–67. https://doi.org/10.1006/ceps.1999.1020