Pedagogia "by Tablet"

O uso de tablets as escolas

Esta semana surgiu a notícia de que o agrupamento de escolas de Cuba, no Alentejo, iniciou uma experiência pioneira com vista a substituir os manuais escolares por tablets. Nesta fase serão colocados à prova 44 alunos que agora iniciam o 7º ano de escolaridade, sendo apoiados por 17 professores durante 3 anos. O processo é apoiado pelo Direcção Regional de Serviços do Alentejo (Ministério da Educação) e encontra-se em fase de instalação. Uma das ferramentas de suporte pedagógico é a escola virtual da Porto Editora.

Embora o programa e-escolas tenha potenciado experiências de aprendizagem suportada por dispositivos digitais, esta é uma experiência pioneira em Portugal e que promete gerar muito debate, tal como já acontece noutros países. Escolas primárias na Holanda, Alemanha e Inglaterra arrancaram já com experiências semelhantes, suportadas pelos governos locais especialmente no que diz respeito à entrega gratuita de tablets aos alunos.

Na Europa este processo está a avançar em cada País de forma independente e não coordenada por organismos europeus. Nos Estados Unidos conta já com uma forte adesão, quer de milhares de escolas públicas e privadas, quer do suporte das grandes marcas de tablets tais como a Apple ou a Google (tablets iPads e Nexus). Na Ásia as experiências sucedem-se e p.ex. na Tailândia, sendo considerada a maior experiência até à data, foram distribuídos 1.8 milhões de tablets a alunos. Em Inglaterra foi publicado um estudo pelo site http://www.tabletsforschools.co.uk que resume algumas das vantagens e desvantagens no uso desta tecnologia em sala de aula:

Benefícios

  • Pedagogia: Os tablets melhoram a ação pedagógica, permitindo que os professores adaptem o seu estilo de ensino ás necessidades individuais de cada aluno e possibilitam novas formas de aprendizagem. Isto é particularmente benéfico para alunos com necessidades especiais.
  • Engajamento: Os tablets melhoraram o envolvimento dos estudantes, professores e pais no processo de aprendizagem. Em particular, os pais sentem-se mais envolvidos com a escola e com a educação dos seus filhos.
  • Aprendizagem independente e Colaboração: Os tablets promovem a aprendizagem independente e a colaboração entre professores e alunos.

Questões a Considerar

  • Infra-estrutura: infra-estrutura (incluindo a segurança) e respetivos custos são uma preocupação e uma das questões chave para o sucesso da implementação neste tipo de soluções.
  • Conteúdos pedagógicos: encontrar recursos com qualidade ​​(especialmente para a matemática) é um problema.
  • Distração dos alunos: a observação de sessões apoiadas por este tipo de ferramenta notou que os alunos se distraem facilmente (com aplicações de mensagens, redes sociais, música, etc.). A solução para este problema passa por impor regras claras e uma gestão eficaz da sala de aula, de modo a que os alunos sejam educados para o uso de tablets de forma responsável.
  • Aumenta a disponibilidade dos professores: um dos principais benefícios para os alunos foi o acesso facilitado na comunicação com os professores. Um professor referiu que responder a um e-mail de um aluno numa tarde de domingo poderia salvar "uma quantidade significativa de tempo" na segunda-feira de manhã.
  • Formação e preparação: é importante que exista uma liderança forte, e a adoção de iniciativas como "Campeões do Tablet" e "noites de consulta dos pais" foram identificados como benéficos para a implementação. Preparação adequada (como a formação para pais e professores) também foi considerada essencial.