Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores

Tal como referido noutras páginas do Guia do Formador, uma das condições obrigatórias para a obtenção do (ex-CAP) CCP de Formador é a frequência com sucesso de um curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores.

Pretendemos ajudá-lo a conhecer o conteúdo programático deste tipo de cursos e a decidir-se pela melhor entidade para os frequentar.

Estrutura Programática

Um curso de formação pedagógica inicial de formadores deverá obedecer a um conjunto de requisitos impostos pelo referencial de formação normativo:

  • Utilizar um conjunto variado de métodos e técnicas, que incluem sessões de exposição e discussão de temas, trabalhos individuais e de grupo, planificação e apresentação de módulos, bem como preparação e realização de simulações pedagógicas.
  • Uma duração de 90 horas. Os conteúdos encontram-se distribuídos do seguinte modo:

Objetivos do Curso

O Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores tem por objetivo fornecer um conjunto de competências pedagógicas indispensáveis para o exercício da atividade de formador.

Os objetivos elencados pelo referencial de formação visam assegurar que o formador deverá ser capaz de:

  1. Distinguir os sistemas de formação bem como as competências do formador e o seu papel nos diversos contextos formativos, através de:
    • Caracterização dos sistemas de formação;
    • Discriminação das competências exigíveis ao formador nos sistemas em que intervém;
    • Auto-avaliação face ao perfil de competências desejável.
  2. Preparar, desenvolver e avaliar sessões de formação, através da:
    • Definição de objetivos pedagógicos em termos operacionais;
    • Escolha e aplicação dos métodos e das técnicas pedagógicas mais adequados aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;
    • Seleção, conceção e adequação dos recursos didácticos em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;
    • Construção e aplicação de instrumentos de avaliação em função dos objetivos previamente definidos, que permitam verificar e controlar os resultados da aprendizagem, a eficiência e a eficácia da formação;
    • Elaboração de um plano de sessão de formação;
    • Estabelecimento de uma relação pedagógica facilitadora dos processos de aprendizagem.
  3. Refletir sobre os sistemas de formação através de:
    • Apresentação de críticas, sugestões e propostas suscetíveis de contribuir para a melhoria dos sistemas de formação ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.

Estrutura Programática

Um curso de formação pedagógica inicial de formadores deverá obedecer a um conjunto de requisitos impostos pelo referencial de formação normativo:

  • Utilizar um conjunto variado de métodos e técnicas, que incluem sessões de exposição e discussão de temas, trabalhos individuais e de grupo, planificação e apresentação de módulos, bem como preparação e realização de simulações pedagógicas.
  • Uma duração de 90 horas. Os conteúdos encontram-se distribuídos do seguinte modo:

Conteúdos Programáticos e Carga Horária

Horas

Formador: Sistema, Contextos e Perfil 
10
Simulação Pedagógica Inicial 
10
Comunicação e Dinamização de Grupos em formação
10
Metodologias e Estratégias Pedagógicas
10
Operacionalização da Formação: do plano à ação
10
Recursos Didáticos e Multimédia 10
Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem 10
Avaliação da Formação e das Aprendizagens
10
Simulação Pedagógica Final 10
Total:  90

Para além disso os conteúdos deverão ser organizados segundo 3 eixos de intervenção pedagógica, a saber:

A - Eixo de Enquadramento - Orientado para a compreensão global do processo formativo e para o desenvolvimento de competências pessoais e inter-relacionais, em contexto de formação
A1. O formador face aos sistemas e contextos de formação
A2. Fatores e processos de aprendizagem
A3. Comunicação e animação de grupos*
A4. Métodos e técnicas pedagógicas
B. Eixo de Operacionalização - Orientado para a aquisição de competências técnicas, visando a operacionalização da formação
B1. Objetivos pedagógicos
B2. Avaliação da aprendizagem
B3. Recursos didácticos
B4. Planificação da formação
B5. Acompanhamento e avaliação da formação
C - Eixo de Aplicação - orientado para a mobilização das competências desenvolvidas ao longo do processo pedagógico.
C1. Plano de sessão
C2. Simulação pedagógica 1
C3. Proposta de intervenção pedagógica

A Escolha do Centro de Formação

Formação de Formadores - Centros de FormaçãoA escolha da empresa ideal para a frequência desta ação de formação não é uma tarefa fácil pois o elevado número de entidades a laborar na área de formação bem como a disparidade de preços exigem algum conhecimento do mercado e como tal gostaríamos de o ajudar nessa escolha, assim:

  • Só poderá frequentar este curso nos Centros de Emprego, em Centros de Formação Profissional de Gestão Direta ou de Gestão Participada ou ainda, diretamente, nas entidades privadas que desenvolvem este tipo de cursos de formação, devidamente homologados pelo IEFP.
  • O historial, número de ações realizadas e a valia pedagógica da empresa a selecionar, são determinantes para o grau de confiança que esta lhe deverá inspirar.
  • A disparidade de preços não é transparente para o formando e deve-se muitas vezes a fatores que não são claros ou não merecem suficiente explicação por parte da empresa de formação. Um dos fatores que influencia o preço final respeita às metodologias de formação oferecidas. Por exemplo, uma ação de formação de formadores que seja lecionada em regime de B-Learning (ação mista com parte das sessões lecionadas em regime presencial, outra parte lecionada em modo síncrono e a parte restante em regime de ensino à distância puro) possui um custo menor para a empresa formadora e, como tal, um preço final mais baixo para o formando. Sendo a adesão ao tipo de metodologia de ensino uma questão de escolha pessoal esta deverá ser seriamente ponderada pelo formando. De uma forma geral, a eficácia do sucesso pedagógico do ensino presencial - quando monitorizado por uma equipa pedagógica de qualidade - apresenta um grau de sucesso maior do que as diversas modalidades de ensino à distância.

    Acresce ainda que nem sempre as metodologias pedagógicas da empresa de formação respeitam a qualidade desejada. É sabido que uma das empresas com maior penetração no mercado da formação utiliza uma estratégia em que o formando que atinja a melhor avaliação numa dada ação de formação transita para uma ação seguinte no papel de formador, vendo assim o custo inicial da frequência do seu curso, isentado. Como é óbvio, por melhores que sejam as competências adquiridas pelo formando, como formador, o fator inexperiência joga contra si e contra aqueles que optam por este tipo de cursos.

A Formação de Formadores, com o objetivo de o ajudar na sua escolha, seleccionou um conjunto de empresas no território nacional  que - fruto da sua experiência de vários anos a lecionar este tipo de cursos e pela qualidade e sucesso investidas no seu exercício - garantem uma escolha bem sucedida. Assim, se pretender obter mais informações, bastará preencher o seguinte formulário de contacto.

 

Horários dos Cursos

A duração total do curso de formação de formadores lecionado pelos centros de formação nossos parceiros é de 90 horas. Oferecemos soluções tão diversificadas quanto possivel de modo a responder às diferentes necessidades e disponibilidade horária dos nossos formandos.

Cursos Intensivos
Tipo Modalidade Horário Duração
L1+S 36 Horas semanais em regime laboral + Sábado 6 Horas diárias: 9:30-12:30 e 14:00-17:00 2 Semanas e meia
L1+D 36 Horas semanais em regime laboral + Domingo 6 Horas diárias: 9:30-12:30 e 14:00-17:00 2 Semanas e meia
L2 30 Horas semanais em regime laboral 6 Horas diárias: 9:30-12:30 e 14:00-17:00 3 Semanas

 

Cursos de Duração Média
P2 15 Horas semanais em regime post-laboral 3 Horas diárias: 18:30-21:30 6 Semanas
P3 12.5 Horas semanais em regime post-laboral 2.5 Horas diárias: 19:00-21:30 7 Semanas
Tipo Modalidade Horário Duração
P1+S 21 Horas semanais em regime post-laboral + Sábado

3 Horas diárias: 18:30-21:30 + 
6 Horas ao Sábado: 9:30-12:30 e 14:00-17:00

4 Semanas e meia
P1+D 21 Horas semanais em regime post-laboral + Domingo

3 Horas diárias: 18:30-21:30 + 
6 Horas ao Domingo: 9:30-12:30 e 14:00-17:00

4 Semanas e meia
FS 13 Horas semanais em regime de fim-de-semana - Sábados e Domingos 6 Horas diárias: 9:30-12:30 e 14:00-17:00 8 Semanas

 

PS: Os horários apresentados poderão não ser praticados em todos os Centros de Formação e poderão sofrer ajustes pontuais. Para mais informações contacte-nos no telefone: 93 420 1869 ou preencha o nosso formulário de contacto.

Pré-Inscrição num curso de Formação de Formadores

O preenchimento desta ficha de Pré-Inscrição tem carácter meramente informativo e não vincula o utilizador a qualquer tipo de obrigação contratual.

A realização das ações de formação previstas está condicionada à existência de um número mínimo de 8 formandos, tal como previsto pelo regulamento do I.E.F.P.  Caso a ação não se realize garantimos a devolução dos montantes investidos pelos candidatos entretanto inscritos.

Se pretende apenas ser contactado, preencha o nosso formulário de pedido de contacto.

(Os campos assinalados com * possuem preenchimento obrigatório)


Indique o seu nome completo:
Indique de que forma obteve conhecimento acerca deste curso de formação.
Acção de Formação pretendida
Se pretender indicar alguma acção de formação específica, indique qual o código(s).
Contactos
Indique por favor os seus dados para que o possamos contactar
Diversos