Um curso de formação pedagógica inicial de formadores deverá obedecer a um conjunto de requisitos impostos pelo referencial de formação normativo:
- Utilizar um conjunto variado de métodos e técnicas, que incluem sessões de exposição e discussão de temas, trabalhos individuais e de grupo, planificação e apresentação de módulos, bem como preparação e realização de simulações pedagógicas.
- Uma duração de 90 horas. Os conteúdos encontram-se distribuídos do seguinte modo:
Conteúdos Programáticos e Carga Horária |
Horas |
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Formador: Sistema, Contextos e Perfil
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10 |
Simulação Pedagógica Inicial
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10 |
Comunicação e Dinamização de Grupos em formação
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10 |
Metodologias e Estratégias Pedagógicas
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10 |
Operacionalização da Formação: do plano à ação
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10 |
Recursos Didáticos e Multimédia | 10 |
Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem | 10 |
Avaliação da Formação e das Aprendizagens
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10 |
Simulação Pedagógica Final | 10 |
Total: | 90 |
Para além disso os conteúdos deverão ser organizados segundo 3 eixos de intervenção pedagógica, a saber:
A - Eixo de Enquadramento - Orientado para a compreensão global do processo formativo e para o desenvolvimento de competências pessoais e inter-relacionais, em contexto de formaçãoA1. O formador face aos sistemas e contextos de formaçãoA2. Fatores e processos de aprendizagemA3. Comunicação e animação de grupos*A4. Métodos e técnicas pedagógicas
B. Eixo de Operacionalização - Orientado para a aquisição de competências técnicas, visando a operacionalização da formaçãoB1. Objetivos pedagógicosB2. Avaliação da aprendizagemB3. Recursos didácticosB4. Planificação da formaçãoB5. Acompanhamento e avaliação da formação
C - Eixo de Aplicação - orientado para a mobilização das competências desenvolvidas ao longo do processo pedagógico.C1. Plano de sessãoC2. Simulação pedagógica 1C3. Proposta de intervenção pedagógica