Desenvolver o “pensamento pedagógico”: uma jornada pelos principais teóricos e suas abordagens








O pensamento pedagógico é um conjunto de ideias e teorias sobre como as pessoas aprendem e como a educação pode ser melhorada e aprimorada. Ele inclui as teorias e métodos de ensino desenvolvidos por educadores e pesquisadores ao longo da história, bem como as abordagens mais recentes que surgem em resposta aos desafios atuais na área da educação. O pensamento pedagógico aborda questões como a natureza da aprendizagem, as melhores práticas de ensino, a avaliação da aprendizagem e a criação de ambientes de aprendizagem eficazes. Ele também se preocupa com a forma como a educação pode ajudar a moldar a sociedade, promovendo a igualdade, a justiça e o desenvolvimento humano.

O pensamento pedagógico é um campo dinâmico e em constante evolução, e muitos educadores e pesquisadores contribuem ativamente para aprimorá-lo. As correntes de pensamento pedagógico incluem, por exemplo, a educação progressiva, a pedagogia crítica, a aprendizagem baseada em projetos, a aprendizagem personalizada, a tecnologia educacional, o ensino híbrido, entre outras abordagens que surgem em resposta aos desafios e necessidades atuais dos estudantes e da sociedade.

 

Existem muitos gurus que contribuíram significativamente para o desenvolvimento do pensamento pedagógico. Aqui estão alguns dos mais influentes e as suas características distintivas:

  1. Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827): Ele é considerado o pai da pedagogia moderna. Ele estabelece a importância do ensino de acordo com a natureza e as necessidades do formando, e não de acordo com o currículo pré-determinado. Pestalozzi também defendeu a educação como uma ferramenta para promover a igualdade social e a justiça.
  2. Friedrich Froebel (1782-1852): Ele é o criador da pedagogia infantil e o fundador do jardim de infância. Froebel acreditava que a educação deve ser centrada na criança e que os professores/ formadores devem ser observadores e guias em vez de ditadores.
  3. John Dewey (1859-1952): Ele é considerado o pai da educação progressiva. Dewey defendia que a educação deve ser uma experiência prática e democrática, na qual o formando deve estar ativamente envolvido na sua própria aprendizagem. Ele também argumentou que a educação deve ser relevante para a vida real e ajudar a criar cidadãos responsáveis e críticos.
  4. Maria Montessori (1870-1952): Ela foi uma médica e educadora italiana que criou o método Montessori, que enfatiza a aprendizagem independente e autodirigida. Montessori defendia que a educação deve ser adaptada às necessidades individuais da criança e que o ambiente de aprendizagem deve ser cuidadosamente planeado para promover a exploração e a descoberta.
  5. Paulo Freire (1921-1997): Ele foi um educador brasileiro que defendia a educação como uma ferramenta de libertação. Freire destacava a importância do diálogo e da consciencialização, e argumentava que a educação deve ajudar os formandos a compreender e a transformar as estruturas sociais injustas.
  6. Sir Ken Robinson (1950-2020): Ele foi um educador britânico que se tornou famoso pelas suas palestras sobre criatividade e educação. Robinson argumentava que o sistema educacional tradicional é antiquado e que precisamos de uma abordagem mais criativa e personalizada para o ensino.
  7. Sugata Mitra (1952-presente): Ele é um educador indiano que é conhecido pela sua pesquisa sobre aprendizagem auto-organizada. Mitra criou o conceito de "espaços de aprendizagem auto-organizados", onde os formandos são incentivados a ensinarem-se uns aos outros com a ajuda de tecnologias de informação e comunicação.
  8. Carol Dweck (1946-presente): Ela é uma psicóloga americana que desenvolveu a teoria da mentalidade de crescimento. Dweck argumenta que a maneira como pensamos sobre nossas próprias competências e talentos tem um impacto significativo no nosso desempenho acadêmico e pessoal.
  9. Howard Gardner (1943-presente): Ele é um psicólogo americano que desenvolveu a teoria das inteligências múltiplas. Gardner argumenta que a inteligência não pode ser definida apenas em termos de habilidades cognitivas gerais, mas sim em termos de múltiplas inteligências, como competências linguísticas, matemáticas, musicais, espaciais e interpessoais.
  10. Yong Zhao (1965-presente): Ele é um educador e pesquisador Cino-americano que argumenta que o sistema educacional tradicional está focado em demasia em testes padronizados e rankings internacionais. Zhao defende uma abordagem mais personalizada para o ensino que valorize a criatividade, a inovação e a diversidade cultural.

 

Estes são apenas alguns dos muitos gurus que contribuíram para o desenvolvimento do pensamento pedagógico. Cada um deles tinha ideias e abordagens únicas, mas todos compartilhavam um compromisso com a educação como uma ferramenta para melhorar a vida dos formandos e da sociedade como um todo.

 

Estes precursores do pensamento pedagógico juntamente com muitos outros inspiraram e estão na origem das principais metodologias de aprendizagem como por exemplo:

  1. Aprendizagem baseada em projetos (ABP): A ABP tem sido usada por muitos e não tem um precursor específico, mas tem sido desenvolvida por muitos educadores e pesquisadores. A ideia é que os formandos aprendam melhor quando estão envolvidos em projetos práticos e significativos, em que podem aplicar o que estão a aprender num contexto real.
  2. Aprendizagem personalizada: Um dos principais precursores da aprendizagem personalizada foi Lev Vygotsky, psicólogo soviético que desenvolveu a teoria da aprendizagem sociocultural. Ele argumentou que a aprendizagem é um processo social e que o ensino deve ser adaptado às necessidades individuais do formando. Outro precursor importante foi Paulo Freire, um educador brasileiro que defendeu a educação como uma ferramenta para a libertação social. Ele argumentou que a aprendizagem deve ser adaptada ao contexto e às necessidades dos formandos para que possam tornarem-se cidadãos críticos e ativos.
  3. Tecnologia educacional: Um dos principais precursores da tecnologia educacional foi Seymour Papert, um matemático e educador que desenvolveu o conceito do "construcionismo". Ele argumentou que a aprendizagem ocorre melhor quando os formandos estão envolvidos em projetos significativos que lhes permitam criar e construir coisas utilizando tecnologias avançadas. Outro precursor importante foi Marc Prensky, um educador americano que defendeu a utilização de tecnologias digitais na sala de aula para aumentar o envolvimento e a motivação dos formandos.
  4. Ensino híbrido: O ensino híbrido tem sido influenciado por vários educadores e pesquisadores, incluindo Clayton Christensen, um teórico de negócios que desenvolveu o conceito de "inovação disruptiva". Ele argumentou que a tecnologia pode ser usada para transformar o ensino e torná-lo mais acessível e personalizado. Outro precursor importante foi Charles Wedemeyer, um educador americano que desenvolveu a ideia de ensino a distância como uma forma de ampliar o acesso à educação.
  5. Educação social e emocional (ESE): Um dos principais precursores da ESE foi Daniel Goleman, um psicólogo americano que popularizou o conceito de inteligência emocional. Ele argumentou que a capacidade de lidar com as próprias emoções e as emoções dos outros é essencial para o sucesso acadêmico e profissional. Outro precursor importante foi Roger Weissberg, um psicólogo americano que desenvolveu um programa de educação social e emocional que inclui competências como a resolução de conflitos, a empatia e a tomada de decisões responsáveis.

 

O pensamento pedagógico é uma área importante e em constante evolução, que busca constantemente melhorar a forma como as pessoas aprendem e como a educação pode ser aprimorada. Através do estudo e a aplicação das teorias e métodos de ensino desenvolvidos por educadores e pesquisadores ao longo da história, assim como das abordagens mais recentes que surgem em resposta aos desafios atuais, os educadores podem ajudar a criar ambientes de aprendizagem mais eficazes, relevantes e significativos para os formandos.

A compreensão das correntes de pensamento pedagógico, dos principais percursores e das abordagens bem-sucedidas é fundamental para aprimorar a prática educacional e garantir que os formandos sejam equipados com as habilidades e conhecimentos necessários para ter sucesso na vida. Enquanto o campo da educação continua a evoluir e enfrentar novos desafios, a aplicação das melhores práticas pedagógicas ajudará a garantir que a educação continue a ser uma ferramenta poderosa para transformar vidas e melhorar o mundo.