Curso dirigido a todos os que pretendem desenvolver competências para aceder a uma carreira profissional na área da gestão da formação.
O contexto atual de grandes mudanças organizacionais é de enorme exigência para os recursos humanos, ganhando a formação profissional uma grande relevância pelo seu contributo para a adaptação às mudanças e criação de valor pelo efeito na melhoria da produtividade.
Neste contexto os profissionais, com particular destaque para a gestão de recursos humanos, são confrontados com a necessidade de gerirem processos formativos complexos e exigentes. Os próprios formadores são, atualmente, confrontados com a necessidade de assumir outro tipo de atividades para além da de formador, nomeadamente ao nível da gestão e coordenação de ações de formação o que exige a mobilização de um conjunto de competências técnicas, mas também sociais e relacionais, que implicam a aquisição de conhecimentos relativos à conceção, planeamento, acompanhamento, gestão e avaliação de programas de formação.
O curso assegura formação adequada no domínio da gestão e organização da formação conforme definido na Portaria nº851/2010, cumprindo o requisito exigido na certificação e entidades formadoras.
O Curso “Gestor/Coordenador de Formação” responde a estas exigências preparando profissionais capazes para a gestão de todas as fases do processo formativo, garantindo qualidade dos produtos formativos desenvolvidos.
O principal objetivo deste curso é dotar os participantes de competências técnicas e relacionais que lhes permitam executar todas as atividades pedagógicas inseridas na função de um gestor/coordenador de formação.
Os objetivos a atingir são os seguintes:
- Apoio técnico à definição de políticas formativas;
- Realização de um diagnóstico de necessidades de formação, analisando e caracterizando o contexto, as organizações e as atividades profissionais;
- Formulação de candidaturas de formação, determinação e controlo dos custos do programa de formação;
- Planeamento e conceção de programas e ações de formação com base nos problemas organizacionais identificados, na gestão estratégica de competências, identificando perfis de formação, negociando prioridades e metas bem como os respetivos orçamentos;
- Recrutamento e seleção de formandos, formadores e entidades de formação em contexto de trabalho;
- Apoio técnico ao estabelecimento de contratos de formação com entidades, formandos e formadores;
- Promoção e divulgação do programa de formação junto dos principais segmentos de público-alvo;
- Acompanhamento na conceção de suportes e recursos didáticos para a formação;
- Operacionalização e supervisão do dispositivo de acompanhamento da formação realizando reuniões com a equipa pedagógica e com o grupo de formandos, verificando a concretização dos objetivos e conteúdos da formação e das orientações metodológicas e o cumprimento dos regulamentos, aplicando instrumentos de controlo administrativo e pedagógico e atualizando o Dossier Técnico- Pedagógico;
- Avaliação de todo o processo formativo;
- Elaboração de relatórios de avaliação da formação, propondo e implementando os ajustamentos necessários, tendo em consideração os resultados da análise quantitativa e qualitativa do processo e os efeitos da formação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
No final deste curso os participantes estarão aptos a:
- Dominar as competências e funções do gestor/coordenador de formação em função dos contextos em que intervém;
- Realizar diagnósticos de necessidades de formação alinhados com as orientações estratégicas da entidade e com as políticas de formação políticas de formação das empresas/sectores/regiões;
- Planear a formação com base nas necessidades identificadas das empresas/sectores/regiões;
- Gerir e controlar financeiramente projetos de educação/formação;
- Promover e divulgar um plano/ação de formação;
- Organizar, orientar, acompanhar e coordenar a formação e as equipas de trabalho;
- Adotar técnicas de gestão da formação, para administrar o dispositivo formativo da organização;
- Gerir e coordenar ações de formação a distância;
- Conhecer os modelos e orientações específicas para a qualidade da formação;
- Desenvolver um sistema de avaliação da formação que permita avaliar a qualidade, eficiência e eficácia do projeto formativo;
- Implementar sistemas de melhoria contínua da formação aplicando os métodos e as técnicas necessárias à otimização dos resultados das atividades de gestão e avaliação.