O que é a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL)








A aprendizagem baseada em problemas (PBL) é uma abordagem pedagógica que envolve o uso de problemas ou desafios reais como base para o ensino e a aprendizagem. O objetivo principal desta abordagem é desenvolver competências práticas e pensamento crítico nos formandos, ao invés de simplesmente transmitir conhecimentos teóricos.

 

A PBL começa com a apresentação de um problema ou desafio aos formandos, que trabalham em equipes para encontrar uma solução. Durante este processo, os formandos são estimulados a aplicar conhecimentos adquiridos em sala de aula, bem como a desenvolver competências de pesquisa, comunicação e trabalho em equipe.

 

Existem várias vantagens associadas à PBL. Primeiro, ela incentiva a aprendizagem ativa, em que os formandos são os principais agentes de sua própria aprendizagem. Além disso, a PBL ajuda os formandos a desenvolver competências valiosas para a vida real, como resolução de problemas, pensamento crítico e trabalho em equipe. A PBL também é uma boa maneira de envolver os formandos em um assunto e fazê-los sentir que sua opinião é valiosa.

 

No entanto, também existem algumas desvantagens associadas à PBL. Por exemplo, pode ser difícil para os formadores planear e gerir projetos PBL, e pode ser desafiador para alguns formandos trabalhar em equipe e contribuir de maneira equitativa. Além disso, a PBL pode ser mais cara do que outras abordagens pedagógicas, devido à necessidade de recursos adicionais, como materiais de projeto e espaço de trabalho.

 

Em resumo, a aprendizagem baseada em problemas é uma abordagem pedagógica que incentiva a aprendizagem ativa e desenvolve competências valiosas para a vida real. Embora possa haver desafios associados à implementação da PBL, os benefícios potenciais justificam o esforço adicional.