Moodle - Open Source com qualidade
Com o novo regulamento para a atribuição de uma certificação de formador - CCP, foi introduzida um novo módulo; Plataformas Colaborativas de Aprendizagem. Na prática estamos a falar de e-learning / b-learning, ou seja formação à distância auxiliada por plataformas digitais. O referencial de formação aponta para uma abordagem prática deste tema baseada na plataforma Moodle. É sobre o Moodle que iremos escrever um pouco.
O Moodle é uma reconhecida plataforma de LMS - Learning Management System, que opera de forma remota facilitando o ensino à distância. Nasceu na Austrália, em 2005, pela mão de Martin Dougiamas. Os números são avassaladores e confirmam a qualidade do software:
- 87,084 sites registados,
- 239 países,
- 70,696,570 de utilizadores
- 7.5 milhões de cursos
- 1.2 milhões de formadores
Portugal é um dos países que mais se destaca na adopção desta plataforma. No site www.moodle.org podemos observar que em Portugal atualmente estão registados 2356 sites, sendo a maioria pertencentes a agrupamentos escolares do SNE. Um dos fatores que tem estimulado esta opção é o facto do Moodle ser uma ferramenta Open Source de instalação e utilização gratuita. Ou seja, o seu desenvolvimento é feito por uma comunidade de técnicos e programadores, que dedica parte do seu tempo livre a contribuir para a programação e testes deste software.
A primeira versão do Moodle surgiu em 2002 sob a batuta de Martin - doutorado em ciências de computação e educação. Durantes estes 11 anos a evolução do software trouxe-o até à versão 2.5, sendo manifestas as melhorias ao nível da estabilidade, configuração e velocidade que o mesmo foi sofrendo ao longo dos anos. O Moodle oferece funcionalidades das quais destacaria:
Para o Administrador
- gerir utilizadores
- Definir e configurar modelos de autenticação
- programar cópias de segurança automáticas
- gerir disciplinas e as suas categorias
- instalar e gerir módulos (atividades e blocos)
- gerir a aparência do site
- aceder a relatórios
Professor
- configuração da disciplina
- gestão de alunos
- gestão de grupos/turmas
- análise de relatórios
- gestão de avaliação / escala de notas dos alunos
- gestão de sistema de arquivos/ficheiros
- acesso a fórum de professores
- acesso a tarefas efetuadas pelos alunos
Aluno
- recursos
- atividades
Como qualquer plataforma LMS de ensio remoto importa dispor de um conjunto de funcionalidades que permitam enriquecer os conteúdos e atratividade dos cursos. Assim o Moodle tem para oferecer a possibilidade de adicionar conteúdos através de recursos estáticos (páginas / pastas de ficheiros) ou recusos dinâmicos, entre os quais destacaria:
- Materiais dinâmicos (atividades):
- Avaliação do Curso
- Chat
- Diálogo
- Diário
- Fórum
- Glossário - utilizado para descrever termos e respectivas definições, ligados à disciplina.
- Lição
- Pesquisa de Opinião (inquérito)
- Questionário - com questões de diversos tipos (escolha múltipla, verdadeiro ou falso, resposta curta, comparação) pode ser respondido on-line pelos alunos, permitindo-lhes ver qual a sua classificação.
- SCORM - Norma que permite padronizar conteúdos interativos os quais são produzidos por aplicações externas ao Moodle.
- Tarefa - atividade proposta pelo professor/formador aos alunos
- Trabalho com Revisão - o professor/formador tem acesso a trabalhos enviados pelos alunos, pode avaliá-los e comentá-los.
- Wiki
- Livro - permite disponibilizar um livro eletrônico criado pelo professor, e que pode ser constituído por vários capítulos, dispostos em dois níveis diferentes.