Seminário Inovações no Ensino: Tecnologias no Ensino / Formação de Grupos Alvos Específicos

A utilização generalizada das novas tecnologias de informação tem vindo a colocar novos desafios à sociedade e em particular a forçar a inovação no ensino e formação mudando o paradigma da educação.

Entre as diferentes e variadas tecnologias e dispositivos disponíveis podemos destacar os tablets, os smart phones, os quadros interativos, o Streaming Audio e Vídeo, as Push Technologies e a Realidade Virtual levaram ao desenvolvimento de modelos de ensino interativos em praticamente todos os tipos de ensino. Por exemplo, numa altura em que as redes sociais conquistaram o seu espaço no quotidiano da nossa sociedade, não podemos ignorar as suas potencialidades no que respeita à promoção da aprendizagem.

Contudo, não parece ainda haver consenso sobre a melhor maneira de usar de novas tecnologias de informação nas práticas educativas.

Assim, acompanhar a utilização e aceitação pelos formandos e formadores destas novas tecnologias e espaços de comunicação, como é exemplo o Facebook, e perceber se estes utilizadores estarão, também, motivados a participar e tirar proveito destas plataformas, enquanto facilitadoras da sua aprendizagem, é uma questão premente.

Neste enquadramento, e porque importa conhecer, debater, pensar e planear o papel futuro destas novas tecnologias no Ensino/Formação, o Citeforma tem vindo a organizar, desde 2015, um ciclo de Seminários sobre as Tecnologias no Ensino / Formação e seus contributos para a Inovação dos contextos de aprendizagem.

Dando continuidade ao referido Ciclo, o Citeforma, em parceria com a INOVA- IMS e o IEFP/CNQF, vai no próximo dia 16 de fevereiro, realizar mais um seminário, desta vez subordinado ao tema: “Inovações no Ensino: Tecnologias no Ensino / Formação de Grupos Alvos Específicos”.

Para conhecer o programa e proceder à sua inscrição consulte: http://www.citeforma.pt/seminarios/tecnologias-no-ensino-formacao-de-grupos-alvo-especificos