UP2U - Cursos Online de Acesso Livre

Inspirados pelo movimento MOOC surgido nos últimos anos, o Instituto Politécnico de Leiria promove formações gratuitas e acessíveis ao público em geral, de modo a disponibilizar uma parte da oferta formativa do IPL a todos os formandos interessados. Os cursos são totalmente online e planeados para que os participantes possam aprender ao seu ritmo através da realização de atividades, exploração de conteúdos multimédia e testes que permitem aferir os conhecimentos.

A comunicação entre participantes será possível nalguns cursos através de fóruns de discussão, permitindo uma participação autónoma e flexível à medida de cada um num espírito de entreajuda e cooperação entre pares.

O lançamento desta nova plataforma - disponível em http://up2u.ipleiria.pt/ - coincide com a estreia da formação “Construção e partilha de mapas mentais”, e a nova aposta pedagógica do IPL integra cursos online abertos e massivos (MOOC – Massive Open Online Courses), que são gratuitos e dirigidos a vários perfis de estudantes e ao público em geral. A inscrição é imediata e permite o acesso a um curso, a partir do primeiro registo.

 “A plataforma UP2U é uma iniciativa que visa a transferência de conhecimento do Instituto para a sociedade. Os cursos decorrem totalmente online, sem acompanhamento de um tutor. Os recursos educativos e actividades de cada curso são rigorosamente planeados por uma equipa multidisciplinar com valências científicas, pedagógicas e tecnológicas, no sentido de promover a aquisição das temáticas abordadas e permitindo testar conhecimentos”, explica Rita Cadima, directora da UED, segundo a qual “a comunicação entre participantes é possível, com recurso a fóruns de discussão, possibilitando uma participação autónoma e flexível à medida de cada um, num espírito de entreajuda e cooperação entre pares”.
 
A nova plataforma disponibiliza cursos de curta duração, entre quatro a dez horas de formação, aos quais os formandos podem aceder em qualquer momento. Os cursos de média duração podem totalizar 40 a 80 horas de formação, com um percurso pedagógico mais orientado no tempo, e que visam um aprofundamento de conhecimentos, com uma supervisão mais próxima dos docentes através de mensagens orientadoras. A avaliação dos cursos é feita online, através de perguntas de escolha múltipla com correcção automática.
 
Sobre futuras cooperações, Rita Cadima revela estar em curso “a proposta de colaboração com outras instituições de ensino. Para o IPL faz sentido a evolução para uma plataforma assente num processo colaborativo, em que várias instituições podem contribuir para um bem comum. Desta forma, podemos disponibilizar mais cursos, ter mais alunos inscritos e oferecer mais diversidade com qualidade”.
 
Relativamente aos MOOC “constituem uma tendência actual de um grande número de instituições de ensino superior em todo o mundo”, entre as quais se encontram a MiríadaX (Politécnica de Madrid, Universidad Cantábria, em Espanha) e a CEU (Universidade de São Paulo, no Brasil).