A Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) passo-a-passo








Algumas etapas gerais para desenhar um projeto de Aprendizagem Baseada em Problema (PBL):

 

  1. Identificar o objetivo educacional: Comece identificando os objetivos educacionais que deseja alcançar com o projeto. Quais competências e conceitos que espera que os formandos desenvolvam ao trabalhar no projeto?
  2. Escolha um problema ou desafio: Escolha um problema ou desafio que os formandos possam resolver ou abordar durante o projeto. Certifique-se de que o problema seja relevante e desafiador para os formandos e que eles possam aplicar conceitos aprendidos em sala de aula para encontrar uma solução.
  3. Formar equipes: Forme equipes de formandos para trabalhar no projeto. Certifique-se de que as equipes sejam diversas e incluam formandos com competências e interesses diferentes.
  4. Defina as etapas do projeto: Defina as etapas do projeto, incluindo as atividades que os formandos precisarão realizar para completar o projeto. Certifique-se de incluir etapas de pesquisa, planeamento, desenvolvimento e avaliação.
  5. Forneça orientação e recursos: Forneça orientação e recursos para os formandos durante o projeto. Isso pode incluir materiais de pesquisa, exemplos de projetos semelhantes e orientações sobre como trabalhar em equipe.
  6. Faça a avaliação: Faça a avaliação dos projetos dos formandos e das competências e conceitos que eles desenvolveram. Certifique-se de incluir tanto avaliações formais quanto informais, como relatórios de progresso e relatórios finais.

 

Essas são apenas algumas das etapas gerais envolvidas no desenho de um projeto PBL. É importante lembrar que cada projeto será único e pode requerer adaptações e ajustes à medida que o implementa.