Áreas em que podemos aplicar o método de Aprendizagem Baseado em Problema (PBL)








Existem muitos exemplos diferentes de Projetos de Aprendizagem Baseado em Problema (PBL) que podem ser usados ​​em sala de aula. Alguns exemplos incluem:

 

  • Projetos de engenharia: Os formandos trabalham em equipes para projetar e construir um protótipo de um dispositivo, como uma ponte ou dispositivo de geração de energia. Eles precisam aplicar conceitos de física, matemática e engenharia para completar o projeto.
  • Resolução de problemas ambientais: Os formandos trabalham em equipes para investigar e propor soluções para um problema ambiental específico, como a poluição da água ou a erosão do solo. Eles precisam aplicar conceitos de ciências ambientais e pensamento crítico para encontrar soluções viáveis.
  • Plano de negócios: Os formandos trabalham em equipes para desenvolver um plano de negócios para uma empresa fictícia. Eles precisam aplicar conceitos de administração e finanças para desenvolver um plano viável.
  • Criação de jogos educativos: Os formandos trabalham em equipes para criar jogos educativos sobre um tópico específico, como história ou ciências. Eles precisam aplicar conceitos de design de jogos e pedagogia para criar um jogo educativo eficaz.
  • Projeto de pesquisa: Os formandos trabalham em equipes para investigar um tópico específico e apresentar suas descobertas em um relatório ou apresentação. Eles precisam aplicar conceitos de pesquisa e comunicação para completar o projeto.

 

Esses são apenas alguns exemplos de como a PBL pode ser usada em diferentes disciplinas e contextos de ensino. A chave é que os formandos trabalham em equipes para resolver um problema ou desafio real e aplicar conhecimentos adquiridos em sala de aula.