O B-Learning na certificação de formadores








O termo "B-learning" é uma abreviação de "blended learning", que pode ser traduzido como "aprendizagem mista" ou "aprendizagem híbrida". Esta abordagem combina elementos do ensino presencial e do ensino à distância (online) para criar uma experiência de aprendizagem mais eficiente e envolvente.

O objetivo do blended learning é aproveitar as vantagens dos dois métodos de ensino, tirando proveito das interações “face to face” do ambiente presencial e da flexibilidade e acessibilidade do ensino online. Isso pode incluir, por exemplo, aulas presenciais tradicionais combinadas com atividades online, como leituras, exercícios, discussões em fóruns e avaliações.

O B-learning pode ser aplicado em diversos contextos educacionais, desde a educação infantil até a formação profissional e o ensino superior. Além disso, essa abordagem pode ser adaptada para atender às necessidades específicas de diferentes públicos, oferecendo um ambiente de aprendizagem mais personalizado e eficaz.

Daí o enorme sucesso dos programas de certificação de formadores que utilizam o modelo de blended learning. Pois oferece várias vantagens em comparação à formação presencial tradicional. Algumas dessas diferenciações positivas incluem:

 

  1. Flexibilidade: O blended learning permite que os formandos tenham maior flexibilidade no acesso aos materiais e no tempo de estudo. Isso facilita a conciliação das responsabilidades pessoais e profissionais com a formação.
  2. Acessibilidade: Com a integração de recursos online, os formandos podem ter acesso a uma ampla variedade de materiais e recursos educacionais de qualquer lugar, desde que tenham acesso à internet.
  3. Ritmo de aprendizagem individualizado: No modelo de aprendizagem híbrida, os formandos podem aprender no seu próprio ritmo, o que ajuda a acomodar diferentes estilos e velocidades de aprendizagem.
  4. Interatividade e colaboração: O blended learning promove maior interação e colaboração entre os formandos e formadores, tanto presencialmente quanto online, por meio de fóruns de discussão, trabalhos em grupo e projetos colaborativos.
  5. Diversidade de recursos e atividades: O blended learning permite a integração de diferentes tipos de recursos e atividades, como vídeos, animações, simulações e quizzes, proporcionando assim uma experiência de aprendizagem mais rica e envolvente.
  6. Desenvolvimento de competências digitais: A utilização de tecnologias e ferramentas digitais no processo de aprendizagem ajuda os formandos a desenvolverem competências digitais importantes para o mercado de trabalho atual.
  7. Monitorização e feedback: A formação híbrida facilita o acompanhamento do progresso dos formandos e a oferta de feedback por parte dos formadores, permitindo ajustes mais rápidos e personalizados no processo de aprendizagem.
  8. Redução de custos: O blended learning pode reduzir os custos associados à formação presencial, como despesas com deslocamento, acomodação e infraestrutura física, tornando a formação mais acessível.

 

É importante ressalvar que a eficácia do modelo de blended learning na certificação de formadores depende da qualidade do planeamento, da implementação e do acompanhamento das atividades educacionais, bem como da adaptação às necessidades específicas dos formandos e do contexto da formação.