Assim se (De)Forma a Justiça

Portal da Formação de Formadores - A Justiça apanhada a "cabular"

De episódio em episódio a justiça tem surpreendido os Portugueses nas últimas semanas e abalado a confiança que estes sempre depositaram na incorruptibilidade dos juízes. A surpresa veio de um grupo de 137 jovens licenciados em direito que, durante um processo de formação e de acordo com as provas compiladas, indiciam que estamos perante um "copianço" generalizado do exame da cadeira de Investigação Criminal e Gestão de Inquérito.

O teste de estilo Americano (com cruzes) apresentava coincidências estranhas, tal como respostas certas para um vasto grupo de examinandos - nas questões mais difíceis - e respostas erradas, repetidas em todos os testes avaliados - nas questões de menor dificuldade.

Na sequência deste episódio, a 1 de Junho, a directora do CEJ - a desembargadora Ana Luísa Geraldes - emitiu um despacho dando conta destas conclusões e tomando a decisão de anular o exame, atribuindo a nota de 10 valores nesta cadeira a todos os alunos - o equivalente a uma passagem administrativa para todos os formandos. Os responsáveis do CEJ alegaram falta de tempo para repetir o exame. Recordamos que ao CEJ  - Centro de Estudos Judiciários - compete assegurar a formação inicial e contínua dos magistrados do Ministério Público e dos magistrados dos tribunais judiciais, administrativos e fiscais de Portugal.

A novela não parou por aqui e perante o coro de protestos registados vindos dos quatro quadrantes, o Conselho Pedagógico do referido CEJ decide anular a decisão anterior e instaurar um inquérito de averiguação aos referidos factos, anulando assim a referida aprovação "caridosa" e obrigando à repetição do atribulado exame. Desautorizada e sem força para resistir às críticas Ana Geraldes decide apresentar a sua demissão à recém empossada ministra da Justiça - Paula Teixeira da Cruz - a qual foi, de imediato, aceite.

Este episódio, para além das implicações na credibilidade depositada na classe dos magistrados, não é original no panorama da educação e formação no Mundo inteiro. Casos destes repetem-se um pouco por todo o espectro da formação / educação, mas com esta dimensão e acima de tudo para este tipo de formandos, o impacto não poderia deixar de ser proprocional à gravidade dos factos.

O portal da Formação de Formadores aproveita a oportunidade para apresentar o denominado: Guia da Desonestidade Académica. Talvez assim a sua consulta inspire os responsáveis do CEJ e os ajude a prevenir futuros "deslizes".

Formação de Formadores - Manual da Cábula

O Portal da Formação de Formadores criou um Guia que aborda os diferentes tipos de desonestidade praticadas nos meios académicos ou da formação profissional.

Este guia visa por um lado efectuar um diagnóstico da realidade portuguesa actual bem como da sua evolução, por outro lado o objectivo mais importante consiste em ajudar o formador / professor a prevenir e evitar este tipo de comportamentos anti-pedagógicos.