A Formação e as Estatísticas

Formação de Formadores - Blogue da Formação - A Formação e as EstatísticasO optimismo e o pessimismo, em Portugal, flutuam e ondulam pelo curso da nossa história com o mesmo ritmo previsível, enquanto a nossa jangada - hoje de pedra, amanhã de junco - navega por vezes sem terra à vista. Este é tavez um desses momentos históricos. Todavia é bom agarrarmos as poucas notícias boas que o presente nos traz, mesmo que não sejam isentas de crítica.

Para um Formador, o sucesso pedagógico justifica todos os esforços e sacrificios, porque ele sabe que mais do que estatísticas, é do futuro dos seus formandos que se trata. 

Hoje o Ministério da Educação publicou um estudo recente sobre o progresso da Educação e Formação na União Europeia, que traz algumas boas notícias, a saber:

Ministério da Educação
Relatório de progressos Educação e Formação da UE 2010-2011

O relatório hoje divulgado pela Comissão Europeia revela assinaláveis progressos realizados por Portugal em matéria de educação e formação. A constância do progresso em vários indicadores é apontada no relatório como o resultado das políticas educativas lançadas nos últimos anos. Neste quadro é de realçar o investimento na melhoria das competências básicas dos alunos em língua portuguesa, ciências e matemática, a Iniciativa Novas Oportunidades, a expansão e diversificação das vias profissionais, a implementação do Plano Nacional de Leitura e do Plano Tecnológico da Educação.

Abandono Escolar - (Indicador referente aos jovens entre os 18 e 24 anos que não completaram o ensino secundário e não estão a estudar) Portugal regista uma notável melhoria neste indicador, reduzindo 8 pontos percentuais nos últimos 5 anos (2004-2009). O relatório prevê ainda que o decréscimo se aprofunde como resultado das políticas educativas adoptadas nos últimos anos. Com efeito, a taxa de abandono escolar em 2010 decresceu 2,5 pontos percentuais, situando-se agora nos 28,7%, facto que confirma a tendência apontada no relatório.

Ensino Secundário - Portugal apresenta igualmente um progresso notável no que respeita à conclusão do ensino secundário. A percentagem de jovens dos 20 aos 24 anos que completou o ensino secundário subiu 10 pontos nos últimos 10 anos.

PISA - Competências dos alunos nos domínios da leitura, matemática e ciências.

  • Leitura - Portugal foi um dos três países que mais progrediu - entre 2000 e 2009 - no domínio da leitura. Além dos progressos nos resultados de nível médio e elevado, a percentagem dos alunos que registaram fracos resultados regrediu 33,1%.
  • Matemática - Em Portugal registou-se um forte progresso, tendo sido um dos países que mais contribuiu para a melhoria dos resultados globais da União Europeia. Em Portugal houve um decréscimo dos baixos resultados (- 7 pontos percentuais), contrariando de forma positiva os resultados registados na maior parte dos países da UE.
  • Ciências - Portugal é destacado no relatório como um dos países que mais reduziu a percentagem de alunos com fraco desempenho (redução de 8 pontos percentuais). Também nas competências em Tecnologias de Informação e Comunicação, Portugal é referido como um dos países que mais progrediu.