Formação de Formadores + Facebook

Formação de Formadores - FacebookA Formação de Formadores está presente em diversas redes sociais. A sua conta no Facebook vai rapidamente a caminho dos 500 formadores / amigos. A propósito do desabafo de um formador no mural da Formação de Formadores no Facebook, a respeito do "gap" entre as expectativas de quem frequenta um curso de formação de formadores e obtém o CAP e as saídas profissionais que daí decorrem, achamos que o tema merece alguma discussão e análise da nossa parte. Tal como referido na troca de ideias que daí surgiu, o CAP não é um ponto de chegada mas antes um ponto de partida. Encará-lo de outro modo criará falsas expectativas e desilusões infundadas. 

A educação e a formação já não são uma garantia de um lugar ao sol em nenhuma actividade profissional. O Formador sabe que os cursos que lecciona aos seus formandos transmitem conhecimentos mas acima de tudo reforçam competências, preparando-os para competir num mercado profissional cada vez mais exigente e competitivo. Adequar as competências às solicitações do mercado de trabalho deixou de ser uma alternativa passando ao invés a constituir uma necessidade. E o que é válido para os formandos também o é para o formador. O CAP é uma ferramenta de qualificação e assim é entendido pelas entidades que se dedicam à sua regulamentação ou à actividade de formação de formadores.   
 
É neste contexto que surgem as dificuldades habituais: Que fazer após obter o CAP? Como procurar ou encontrar ofertas de emprego na área da formação? Quais as áreas de formação em que deve apostar?
 
O Portal da Formação de Formadores considera esta e outras preocupações similares fundamentais. Nessa perspectiva estamos a construir uma Bolsa de Emprego específica para formadores, onde poderá encontrar aconselhamentos e oportunidades de emprego. Estamos ainda a desenvolver uma Área Estatística que abordará a relação entre a procura e a oferta no mercado da formação. Será então possível conhecer as áreas de formação onde esta relação não se encontra equilibrada, contribuindo para o ajudar na tomada de opções e promover assim a sua carreira de formador. 
 
O seu sucesso é o nosso sucesso!