Investir na formação

Formação de Formadores - Blogue da Formação - Ser Mãe e FormadoraO artigo publicado no Jornal de Notícias com o título sugestivo: "Investir na formação para não ser mãe para sempre", aborda uma questão que para muitas mulheres constitui uma angústia mas ao mesmo tempo uma oportunidade de mudança. Na entrevista, Paula Almeida, após ter-se despedido do seu emprego e vivido a sua primeira experiência como mãe, viu-se na necessidade de melhorar a suas habilitações. Foi então que decidiu optar pelo caminho da formação, como forma de reconquistar a sua carreira profissional.

 

Investir na formação para não ser "mãe para sempre".

Paula Almeida fartou-se do emprego mal remunerado e precário e despediu-se. Alguns meses depois engravidou. Durante nove anos, foi mãe a tempo inteiro de duas meninas. Quando sentiu que seguia o rumo de ser "mãe para sempre", investiu numa pós graduação.

Ler Mais

Muitas Portuguesas refletem e hesitam antes de tentar a aventura que é ser Mãe pelos mesmos motivos que a Paula Almeida relata neste artigo. O dilema de perder o emprego ou interromper uma carreira embrionária leva muitas Portuguesas a relegar para última opção aquela que poderia ser uma das primeiras. 

Nem todas as empresas colocam obstáculos à gravidez das suas colaboradoras mas o receio parte muitas vezes das próprias, que tendem a adiar a questão. Adversamente, a marcha do relógio biológico não pára e as estatísticas da natalidade / infertilidade refletem o preço a pagar.

Após o nascimento surge muitas vezes o conflito entre a vontade de reiniciar uma actividade profissional e o dilema de não acompanhar adequadamente os primeiros tempos do crescimento do seu bébé. Como contraponto à experiência da Paula Almeida, que viu na formação o caminho para a sua reentrada no mundo profissional, a actividade de formadora é uma opção que permite compatibilizar ambas as necessidades: quer porque  pode ser desenvolvida a tempo parcial quer pela flexibilidade de horários, permitindo optar pela situação que melhor se ajuste à sua condição maternal.

Se quer saber mais acerca dos passos necessários para iniciar esta carreira, consulte o nosso Guia do Formador