Como usar as redes sociais no apoio à formação

Se é formador ou professor, muitos dos seus formandos, senão todos, já possuem contas em redes sociais, tais como o Facebook ou o Google+. Já experimentou usar estas redes sociais para disponibilizar materiais pedagógicos ou facilitar a comunicação online das suas turmas?

A realidade das redes sociais veio para ficar e faz parte do quotidiano dos formandos. Então porque não aproveitá-las para algo mais do que mero entretenimento? As redes sociais podem ser usadas como ferramentas de interação valiosas de modo a auxiliar o seu trabalho em sala de aula. Por outro lado, o contacto com os estudantes no mundo virtual, poderá ajudá-lo a aprofundar o seu conhecimento das suas atitudes e personalidades. Quando o formador conhece melhor os interesses dos seus formandos, consegue preparar melhor as aulas, de modo a serem mais focadas e interessantes e a facilitar a aprendizagem.

Uma questão que habitualmente se coloca é se o formador deve criar duas contas. Essa separação não existe no mundo real, o formador não deixa de ser formador fora de sala, por isso, não faz sentido ele ter dois perfis (um profissional e outro pessoal). Os alunos gostam de ver os formadores como eles são nas redes sociais.

O que não se pode perder de vista é o fato de que, nas redes sociais, o formador está a expor-se ao mundo. Ele tem que levar em linha de conta que está a comunicar num espaço público, frequentado pelos seus alunos. Por isso, no mundo virtual, os formadores necessita de continuar a dar bons exemplos e deverá auto disciplinar-se para não comprometer a sua imagem perante os alunos. Desde não cometer erros de ortografia, até não colocar fotos comprometedoras nos seus álbuns. 

Deste modo, para o ajudar a utilizar da melhor forma as redes sociais, indicamos algumas dicas que lhe poderão ser úteis:

1. Grupos de estudo

Os grupos no Facebook podem ser utilizados como espaços de troca de informações entre formador e estudantes, mas lembre-se: você tem que assumir o papel de mediador das discussões propostas e tem o papel de orientar os alunos. Os grupos podem ser criados, um por turma ou grupo de trabalho e deverão usar o método de grupo fechado com adesão por convite.

Todos os participantes do grupo podem fazer uso do espaço para indicar links interessantes ou páginas de instituições que os podem ajudar nos seus estudos. "A colaboração entre os alunos proporciona a aprendizagem fora de sala de aula e contribui para a construção conjunta do conhecimento".

2. Partilha de conteúdos

As redes sociais são bons espaços para partilhar com os alunos materiais multimédia, notícias de jornais e revistas, vídeos, músicas, trechos de filmes ou de peças de teatro que envolvam assuntos trabalhados em sala, de maneira complementar. "Os alunos passam muitas horas nas redes sociais, por isso, é mais fácil para eles aceder aos conteúdos partilhados pelo formador no ambiente virtual".

3. Promover o debate

Tirar partido daquilo da característica mais marcante das redes sociais: a discussão de temas. Aproveite o tempo que os alunos passam na Internet para promover debates interessantes sobre temas do quotidiano. Isto ajuda os alunos a desenvolver o sentido crítico e incentiva os mais tímidos a manifestar as suas opiniões. Motive os formandos a se manifestarem, propondo perguntas com base em notícias vistas nas redes, por exemplo.

4. Construa um calendário de eventos

No Facebook, através de ferramentas como "Meu Calendário" e "Eventos", você pode sugerir uma visita a uma exposição, a ida a uma peça de teatro ou ao cinema. Esses calendários das redes sociais também podem ser usados para relembrar aos alunos as datas de entrega de trabalhos, ou as datas de avaliações.

5. Tire partido dos chats

Os chats são espaços para comunicação síncrona - em tempo real - e que quando agendados com alguma antecedência para uma dada hora, podem ser usados com sucesso como aulas remotas de esclarecimento de dúvidas. Pode usar os chats do Facebook, do Google Hangout, do MSN ou até mesmo organizar uma Twitcam para conversar com a turma, tirando partido das funcionalidades chat e de vídeo-conferência.

A grande vantagem de fazer um chat para tirar dúvidas online é a facilidade de reunir os alunos de forma virtual, ao mesmo tempo, sem a necessidade da sua presença física, com ganhos evidentes em termos de produtividade.

6. Cuidados a ter nas redes sociais

Estabeleça previamente as regras do jogo e crie um "código de conduta". Esta tarefa está facilitada nos grupos do Facebook. Indique aí, de forma clara, os comportamentos permitidos e os indesejados, tais como comentários incorretos, spam, etc..

Quando se trata de alunos menores, tenha o cuidado de informar os pais, sendo importante informá-los sobre as atividades em curso nas redes sociais e apresentar o tipo de interação proposta com a turma.