Conselho Europeu discute educação: investir nas competências

Como forma de apoiar o Semestre Europeu de 2014, os Ministros da Educação da UE adotaram conclusões sobre o tema "Investir nas aptidões graças a um ensino e formação eficientes e inovadores".

Os Ministros enfatizaram caber aos sistemas de ensino e formação da UE um contributo fundamental para assegurar que os jovens e os adultos pouco qualificados adquiram as aptidões e competências adequadas às necessidades do mercado de trabalho atual.

Com vista a aumentar a visibilidade do ensino e da formação no Semestre Europeu de 2014, o Conselho acordou em focar os seguintes domínios:

  • Facilitar o investimento a longo prazo na modernização do ensino e da formação e o desenvolvimento das aptidões
  • Munir as pessoas de todas as faixas etárias de aptidões melhores e mais pertinentes
  • Aliviar a transição do meio do ensino e da formação para o mundo do trabalho, nomeadamente através da promoção de regimes de aprendizagem no trabalho
  • Continuar a modernizar e a melhorar os métodos de ensino e tirar o máximo partido das oportunidades do ensino digital.

As conclusões convidam os Estados-Membros a adotar políticas de ensino e formação eficazes e inclusivas que tenham devidamente em conta as necessidades dos alunos provenientes de meios desfavorecidos e a incorporar formas de ensino digital no ensino geral.

As conclusões constituem uma primeira tentativa de abordar as questões educativas da Análise Anual do Crescimento para 2014, que lança o Semestre Europeu, e os resultados de dois inquéritos recentes da OCDE, a saber, o PISA e o PIAAC.

Conclusões do Conselho: Investir nas aptidões graças a um ensino e formação eficientes e inovadores (en)

Inquéritos PISA e PIAAC

O inquérito PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) mediu o desempenho de jovens de 15 anos em leitura, matemática e ciências. Os resultados detetaram um fraco aproveitamento emmatemática e revelaram um problema sério relativamente à qualidade incoerente do ensino na UE.

O inquérito PIAAC, que avaliou aptidões semelhantes junto da população adulta, mostrou que um em cinco adultos europeus tem poucas aptidões em leitura e cálculo, e um em quatro temaptidões digitais inadequadas.

Estes resultados confirmam os dados que emergiram da análise da Comissão, o Monitor da Educação e da Formação 2013.

Outros temas da ordem do dia

Os Ministros realizaram um debate de orientação sobre as aptidões e a empregabilidade à luz dos resultados dos inquéritos PIAAC e PISA. O debate centrou-se em duas questões principais:

como perceber melhor a evolução das exigências de aptidões no mercado de trabalho;
como tornar as políticas educativas mais adaptadas a esta evolução das necessidades.

O resultado deste debate integrará os relatórios de síntese que serão preparados pelas formações do Conselho diretamente envolvidas na estratégia Europa 2020 e serão transmitidos ao Conselho Europeu de março.