Desafio da Gestão da Formação em E-Learning








Nos últimos anos tem sido muito difícil fazer “vingar” o ensino à distância.

Atualmente, devido à Pandemia do COVID, houve uma mudança abrupta e tivemos de preparar a nossa entidade formadora para esta nova modalidade de ensino. Considero que a Pandemia foi uma mais valia no sentido que veio modificar a imagem que as pessoas tinham da formação à distância.

O grande desafio prende-se com a dinamização das sessões online, uma vez que os formandos estão à distância (em casa) e à mercê de todo e mais algum estímulo – televisão ligada, filhos a correr de um lado para o outro, cães e gatos a chamarem a atenção – toda uma panóplia de situações que retiram o foco da atenção dos formandos na formação.

Outra enorme dificuldade é ter formadores com competências para ministrar formação à distância. A planificação das atividades e das metodologias tem sido um trabalho acrescido para eles.

Passar para o ensino à distância exige que os formandos tenham uma série de competências prévias tais como: de auto estudo, de investigação, de participação, de espírito crítico e que todas elas interligadas levam a uma aprendizagem bem mais eficiente.

Por último, tem de haver equipas multidisciplinares pois a formação cada vez mais tem conteúdo audiovisual para que os formandos estejam focados na formação.

 

Joana Figueiredo

#gestãodaformação #elearning #online