"E/B-Learning" a nova fronteira

Formação de Formadores - CCP - Ensino à distânciaPor um lado, os avanços nas tecnologias ao serviço da formação e por outro a investigação pedagógica, cruzam-se e confrontam-se num caminho em tudo similar ao restante progresso civilizacional. Falar de E-Learning ou de B-Learning não é falar da mesma coisa; se já para alguns formadores o B-Learning se assume como um complemento desejado, o mesmo não pensam acerca do E-Learning puro (em que o contributo presencial do Formador é de menor importância).

Esta discussão é semelhante a tantas outras que a tecnologia tem originado nos últimos séculos e revela-se em última análise importante, mas impotente face à ditadura do progresso. De um lado temos o fornecedor do conhecimento que é uno e do outro temos um público alvo diversificado nos seus interesses, aptidões e competências.

Em última análise existe, e continuará a existir, espaço para os dois caminhos, sendo que este debate acaba por contribuir para o enriquecimento de ambas as metodologias.

O Portal da Formação de Formadores-CCP dedica a esta temática o destaque que a mesma merece e para tal criou uma secção que analisa e acompanha os desenvolvimentos nas metodologias associadas à aprendizagem remota. Para mais informações, consulte a página seguinte.