Encontrar a Fórmula

Encontrar a fórmula…

 

Para um formador que faz da sua vida entregar-se inteiro a cada grupo que entra pela sala, sabe que faz o melhor todos os dias em cada minuto em cada hora, mesmo que a nesses minutos a sua cabeça possa não estar lá a tempo inteiro mas naquele problema ou naquela situação que está a ser resolvida fora daquelas paredes.

Para cada grupo que faz a Formação de Formadores, além dos conteúdos que vão na expectativa de receber procuram igualmente o exemplo, buscam o modelo, encontrar naqueles formadores que o acompanham nas 90 horas, um padrão.

Para quem faz da formação a sua vida, existem detalhes que já não se presta atenção, para os quais as muitas horas já fizeram o propósito de banalizar, mas para quem chega, cada gesto, cada sorriso, cada palavra assume uma expressão gigante.

Assim o papel do formador de formadores assume uma responsabilidade muito maior, assume uma entrega muito mais expressiva, na verdade estamos perante um grupo de pessoas que absorve tudo com o intuito de um dia, em breve serem eles a inspirar a tranquilizar a ensinar quem se sentará no lugar de formando…

Costumo brincar com os grupos dizendo que “não existem temas chatos mas sim formadores chatos”, o que pretendo estimular quando a digo, é tão-somente a sensibilidade e a criatividade na escolha das abordagens para chegar a cada pessoa de forma clara e eficaz.

Não somos todos iguais e não percecionamos a realidade da mesma forma, logo a nossa seleção do que nos rodeia varia de acordo com a utilidade, com a afetividade, com a importância. Cabe a cada formador perceber o que pretende cada pessoa que se senta à sua frente, procurando direcionar as suas estratégias para cada vontade, para cada apreensão, para cada objetivo.

Sem dúvida que a relação pedagógica que se cria, o sentimento que une um formador e o seu grupo é único, quando a entrega é mútua o resultado é arrebatador… o formador faz o grupo, mas o grupo faz sem dúvida, o formador.

O resultado da missão cumprida vem normalmente com a gratidão dos formandos e com a ligação do formador ao programa cumprido e aos resultados mas vem essencialmente da fórmula… as pessoas! Da relação, do estímulo, da energia, da aprendizagem feita em pequenos nadas… a fórmula é a relação entre ensinar e ser…

 

Sandra Maria Malhado Pelica e Cautela Mateus