Formação gratuita

Esta é uma expressão muitas vezes usada de forma abusiva ou errónea, quer seja para publicitar cursos financiados por fundos nacionais ou europeus (na prática alguém irá pagar o respetivo custo), quer seja para promover cursos que nada têm de gratuitos. Existe contudo uma área, relacionada com os novos formatos de divulgação digital, em que esta modalidade é bem-vinda: o e-learning. Os cursos de e-learning facultados gratuitamente por organismos estatais ou privados têm vindo a reforçar esta oferta, não só como uma alternativa à formação tradicional custeada pelo formando, mas também como complemento da mesma.

Para a comunidade de formadores, esta modalidade de formação representa assim uma ferramenta adicional, que permite colmatar eventuais lacunas formativas dos seus formandos. A maior parte destes cursos não possuem qualquer certificação associada, mas alguns são acreditados por entidades externas competentes de modo a aumentar o seu valor e reconhecimento.

Duolingo - Este site, com origem nos E.U.A., está vocacionado para a oferta de cursos de eLearning na área linguística. Para falantes da língua portuguesa estão disponíveis cursos de Inglês, Espanhol e Francês. Estes cursos contam já com a frequência de algumas centenas de milhares de formandos. Existe também uma App para iPhone eleita como "O melhor dos melhores" pelo Google Play em 2013. Um estudo independente concluiu que, em média, 34 horas de Duolingo equivalem a um semestre universitário de estudos de um idioma.

Alison - Este site possui diversos cursos divididos em categorias que abordam: Cursos com Diploma, Competências Empresariais, Literacia Digital e Tecnologias de Informação, Desenvolvimento Pessoal e SoftSkills, Línguas, Normas em Saúde e Segurança, Saúde, Economia e Finanças, etc. Para alguns dos cursos existe a possibilidade de solicitar um diploma gratuito, para outros o diploma é pago.

Iversity - Esta plataforma disponibiliza cursos gratuitos sob a designação de MOOCs - Massive Open Online Courses. Estes cursos destinam-se a alunos e professores e resultam da colaboração e participação de tutores e universidades. Os cursos são disponibilizados em diversos idiomas, mas por enquanto só se encontram disponíveis cursos em inglês. Neste momento os cursos disponíveis são poucos (na área da sociologia e política), mas encontram-se em finalização diversos outros.
 
A Khan Academy é uma organização patrocinada por diversas entidades em regime de doações e que faculta cursos para alunos e professores para diversas áreas tais como: Matemática, Ciências, Economia e Finanças, Artes e Humanidades, Computação, etc. Os cursos encontram-se traduzidos para português e seguem uma abordagem pedagógica interativa, versando conteúdos normalmente abordados no ensino oficial. Todavia alguns dos conteúdos (tais como a Matemática) seguem padrões adoptados nos E.U.A.
 
O Eduke.me é uma plataforma Web criada por uma startup portuguesa e que oferece cursos de baixo custo (entre €10 a 40€). Após a inscrição poderá beneficiar de um curso gratuito. Os cursos versam temas nas áreas do Marketing Digital, Redes Sociais e Negócio: Facebook Marketing, Cloud Analytics, Redes Sociais, Email Marketing, Google AdWords, e-Commerce, etc. Os cursos são fornecidos no formato vídeo e em português.