Formação e o Mercado de Trabalho








Não podemos dissociar formação do mercado de trabalho de emprego, ambas existem como fatores determinantes para o desenvolvimento pessoal de cada individuo.

 Através da formação iremos enriquecer os nossos conhecimentos, desenvolver da melhor forma as nossas capacidades, aumentando desta forma as nossas qualificações técnicas e profissionais, tanto para a nossa realização pessoal mas também como forma de nos colocarmos no mercado de trabalho com novas ferramentas.
 

Aposta na Formação Inicial de Formadores ou CCP- Certificado de Competências Pedagógicas para além de ir aprender a desempenhar a sua função pedagógica de base que são essenciais para o seu desempenho como formador, pois o sucesso de uma ação de formação depende muito também do perfil do formador. O formador dentro de uma sala gere uma equipa de formandos e é líder na medida em que envolve e motiva o grupo, proporcionando assim as condições necessárias a sua aprendizagem.

A formação Inicial de Formadores, vai qualificar nos a nível profissional, como a nível individual de forma a entrarmos num novo mercado de trabalho e para alguns a melhoria na inserção na vida ativa. A formação será nesta perspetiva um agente de mudança fundamental no processo de ajustamento das qualificações e competências de forma a potenciar transformações económicas e dinamizar numa perspetiva de desenvolvimento pessoal e profissional.

A formação em si também proporciona o desenvolvimento da capacidade de comunicação em público, estudando técnicas de discurso que ajudam a transmitir a mensagem de uma forma mais clara, esta competência pode ajudar em reuniões ou entrevistas.

A formação:

-cria competências- para melhor organização e planeamento e gestão do tempo- pois um formador precisa planear a sua ação, como também gerir o tempo para o conteúdo programático seja realizado num determinado período de tempo, esta competência também podemos aplicar a nível pessoal em varias questões de organização das nossas atividades diárias,

-cria competências-Para tomar decisões e gerir conflitos.

A formação de formadores permite nos fazer um processo de auto analise, com todas as competências que durante a mesma fomos adquirindo, permite nos ter uma visão de todo o processo de formação e aprendizagem.

Sandra Mendes

#elearning #online