Psicologia da Aprendizagem

Formação de Formadores - Psicologia da AprendizagemPor forma a potenciar a eficácia do sistema neuronal anteriormente descrito, a aprendizagem deverá incorporar outros elementos como a interacção, a visualização e a comunicação de retorno. A tutoria através de sistemas de aprendizagem remota pode e deve incorporar elementos diferenciados que transformem a aprendizagem de novos materiais, novos processos ou novos programas em algo mais divertido. Construir a aprendizagem de forma mais divertida ou interessante é o que a torna mais eficaz.

Obviamente, nem todos os tipos de aprendizagem podem ser transformado em E-Learning, mas muitos podem e com resultados excelentes.

As chaves para um E-Learning bem sucedido incluem:

  • Diversificar os tipos de conteúdo - as imagens, os sons e o texto trabalham em conjunto para construir memórias em diferentes áreas do cérebro, beneficiando o processo da memorização e tendo como resultado uma melhor retenção dos conteúdos pedagógicos.
  • Criar interacção que atraia a atenção - jogos, desafios e até a simples manipulação de algo num ecrã é susceptível de gerar maior interesse, o qual produz uma retenção mais eficaz.
  • Fornecer resposta imediata - os cursos de aprendizagem á distância são desenhados por forma a permitir uma imediata correcção de qualquer compreensão errada. Quanto mais imediata for a resposta, melhor, porque normalmente cada etapa de aprendizagem é construída em cima da etapa precedente. Se não for dada qualquer resposta, então a etapa seguinte pode levar a uma interpretação incorrecta.
  • Encorajar a interacção com outros formandos ou tutores - salas de Chat, fóruns de discussão, sistemas de mensagens imediatas ou E-mail permitem oferecer uma interacção eficaz para os formandos e possibilitam uma substituição bem sucedida do ambiente vivido nas salas  de aula. Construir uma comunidade on-line influencia significativamente o sucesso de programas de aprendizagem à distância.

Por forma a simplificar a integração destes elementos na formação é frequente o uso de ferramentas tais como o Powerpoint da Microsoft ou o Captivate da Macromedia que permitem introduzir elementos visuais, tais como:

  • Apontadores - que permitem saltar para outro ficheiro ou imagem
  • Efeitos de Transição
  • Janelas Pop-up com perguntas
  • Respostas áudio a perguntas
  • Ficheiros Flash
  • Scripts Java
  • Scripts CGI (common gateway interface)
  • Ou outros efeitos que façam com que os objectos reajam às acções do formando

Ritmo Próprio

Com o E-Learning o formando impõe mais facilmente o seu ritmo pessoal, contribuindo assim para diminuir a perda de informação, nos casos em que tenha que se ausentar ou não consiga acompanhar o ritmo do tutor. Por outro lado, a experimentação e repetição sem limites da aprendizagem de um dado conteúdo - em ambientes de aprendizagem E-Learning - permite fornecer uma experiência ao formando que de outro modo não seria possível e que contribui para que este seja tão bem sucedido.

Interactividade

Outro elemento que o E-Learning propicia é a interactividade. Este tipo de interactividade pode existir simplesmente no cliquar das respostas apropriadas às perguntas colocadas, ou no cliquar de um objecto para iniciar um processo, ou ao arrastar e largar itens para praticar uma dada aprendizagem. Os jogos interactivos baseados na mensagem ou no contexto a apreender são também bastante eficazes. Imagine jogos em que o formando atravessa uma série de tarefas, aprendendo sobre o ambiente e usando ferramentas que descobriu ao longo do caminho. Estas mesmas técnicas podem ser incorporadas em muitos tipos de programas de aprendizagem.

Poder explorar, tentar, ser bem sucedido ou falhar a aprendizagem reforça a velha máxima de que quando se faz em vez de apenas ler, retem-se mais informação, para além de que aprender com os próprios erros constitui uma das melhores maneiras de assegurar que não voltamos a repetir os mesmos erros.

Motivação

Ser motivado para aprender é fundamental. Se o formando souber que ao frequentar o curso irá encontrar elementos apelativos como vídeo, áudio, animações e cenários de jogos, tal irá gerar-lhe um interesse e uma expectativa acrescida. Como consequência a retenção será ,melhor e a aprendizagem mais rápida. Vantagens inequívocas do E-Learning são ainda poder frequentar o curso em qualquer altura ou em qualquer lugar, factores impensáveis no contexto da sala de aulas.

Além das questões principais como interacção, controlo do ritmo de aprendizagem e motivação o E-Learning pode colocar em acção todo um conjunto de técnicas que têm vindo a ser estudas durante os últimos 30 anos. Vários estudos identificaram alguns elementos que afectam de forma importante a eficácia da memorização, alguns deles são:

  • Usar cores e determinadas combinações de cores
  • Combinar textos com imagens
  • Combinar sons (voz ou música) com imagens
  • Usar diversos tipos de formatos de multimédia
  • Etc.