2. Como é que a tecnologia expande as dimensões do espaço da sala de aula?

Nem toda a instrução ocorre dentro da sala de aula. O envolvimento com os alunos também ocorre fora da sala de aula, fora do horário de expediente. Tenho ensinado em faculdades onde os alunos não pensam em se sentar perto de mim durante a minha pausa para o almoço, ou no pátio para fazer uma pergunta ou iniciar uma discussão. Os professores pedem aos alunos para completar trabalhos em casa, levá-los em viagens ao campo, exigir a sua participação em concertos, espectáculos e outras actividades fora da sala de aula. Ao mesmo tempo, o corpo docente da faculdade - mesmo as faculdades que não utilizam a tecnologia na sala de aula - utilizam ferramentas digitais para a produção de roteiros, para redigir as tarefas dos projectos e para calcular as avaliações. Cada uma dessas actividades é uma extensão das actividades na sala de aula.

As tecnologias digitais podem, muitas vezes legitimamente expandir a ecologia da informação da sala de aula. Muitos estudantes definem a Internet como uma biblioteca ou um arquivo. A pesquisa sugere que os estudantes geralmente utilizam a Internet como um "grupo de estudo virtual”. Os chats dos sistemas de gestão de ensino utilizados por muitas faculdades, permitem estender a actividade a todo o tipo de horários e eu encontro cada vez menos alunos a visitar o meu gabinete de apoio. Ao mesmo tempo, um número crescente de estudantes prefere enviar e-mail quando precisam de ajuda.

As discussões assíncronas – fóruns, trocas de e-mails, etc. - são uma outra maneira de estender as actividades na sala de aula para além do espaço físico. Eu geri estudo independente e muitos projectos de pesquisa sénior através do contacto regular de e-mail com os alunos, a maioria dos quais eu só vi cara-a-cara, uma ou outra vez com intervalo de semanas.

A "Tecnologia na sala de aula" não necessita de estar associada às ferramentas que ocupam o espaço físico tradicional da sala de aula. Na verdade, a tecnologia pode ser usada para ampliar esse mesmo espaço.