O Formador e a Web

Formação de Formadores - O Formador e a WebSer formador é uma actividade em que a procura de novas ferramentas e métodos que potenciem o sucesso pedagógico da formação, exige um trabalho permanente. A Web é o espaço certo para o ajudar e como tal, procuramos nesta secção contribuir para facilitar e tornar mais produtiva essa demanda permanente.

Seja qual for a área de formação associada à sua actividade de formador, a procura de conteúdos de qualidade que melhorem os seus conhecimentos e facilitem a aprendizagem dos seus formandos, vai mais além do que a mera transmissão dos conteúdos programáticos transmitidos pelo manual do formando. A Web pode ajudá-lo a reforçar a aprendizagem desses conteúdos, existindo para tal diversos sites que resultam do trabalho de organizações ou entidades sem fins lucrativos de excelente qualidade e cujo propósito é exclusivamente apoiar a transmissão do saber nas suas diversas vertentes pedagógicas. Referenciamos alguns deles, agrupados por área de interesse:

Repositórios de Informação na Web

Vai longe o tempo em que o Formador ou Coordenador da Formação, para se documentar ou complementar os manuais de apoio fornecidos aos seus formandos, tinha de recorrer a uma imensidão de livros e enciclopédias, tornando esta tarefa fastidiosa, lenta e onerosa.

Hoje, através da vasta comunidade de voluntários espalhados pelo mundo inteiro ou com o apoio de organizações governamentais / intra-nacionais, é possível - com um simples clique - aceder a um grande número de repositórios de informação e conteúdos multimédia de grande qualidade e rigor.
O Guia do Formador apresenta-lhe alguns dos mais importantes:

Recursos Multimédia

O sucesso pedagógico da formação está intrinsecamente associado ao sucesso da transmissão do saber, o qual está relacionado com a complexa tarefa de associação e memorização do conhecimento efectuada pelo nosso cérebro.

É sabido que uma das principais formas de maximizar este processamento consiste em saber alternar a transmissão de conhecimentos puramente teóricos com a utilização de meios audio-visuais. Tal deve-se ao facto de processarmos essa informação através de diferentes partes do nosso cérebro. O Portal da Formação de Formadores apresenta-lhe diversos sites, que o auxiliarão na tarefa de introduzir mais-valias multimédia no contexto da formação: