4. A tecnologia acrescenta algum valor pedagógico demonstrável?

Substituição de uma tecnologia antiga por uma nova tecnologia digital, simplesmente porque é novo e digital não é mais uma razão suficiente, se ele nunca foi para as universidades lutando com orçamentos de tecnologia apertado. Em vez disso, o adotante deve ser capaz de articular uma vantagem pedagógica legítima a nova ferramenta.

Eu tenho usado por muito tempo transparências e um projetor para apresentar evidências visuais em minhas aulas de história. Não há valor pedagógico dos estudantes olhando e pensando em evidência visual, ea tecnologia do retroprojector permite que a estratégia pedagógica. Idealmente, os alunos devem examinar as imagens originais. Como isso raramente é uma opção, os alunos devem olhar para as reproduções.

imagens digitalizadas exibido com o PowerPoint ou em um site da Web são imagens de alta resolução, a resolução muito maior do que as transparências ou cópias em papel xerocada. Substituindo estes métodos de baixa resolução com um computador e um projetor não é apenas um "upgrade" tecnológico decisão, mas uma opção pedagógica.

Por exemplo, em uma aula sobre "pensamento visual", eu confio em imagens on-line para comunicar os conceitos. Se a minha sala de aula não tem a tecnologia digital, não posso usar o tipo de imagens que eu quero, tendo de se conformar em vez de esmolas de papel de baixa resolução. tecnologias de exibição, como retroprojetores permita-me apontar para áreas específicas da imagem para que possamos analisá-lo como uma classe. Esta substituição de papel para imagens digitais diminui a qualidade da experiência e torna mais difícil, embora não impossível de alcançar os objetivos pedagógicos da classe.

É perfeitamente aceitável não usar uma nova tecnologia, quando uma velha tecnologia funciona tão bem. Face-a-face discussão é uma excelente técnica pedagógica, especialmente útil para discernir expressões faciais e outros sinais não-verbais. Se um professor de pedagogia se baseia na comunicação não-verbal tal, ela pode ver o pouco valor na realização de uma discussão assíncrona através de um sistema de gestão do curso e, portanto, pode optar por não adotar o Blackboard ou WebCT para esta finalidade. Por outro lado, um professor pode-se concluir que as tecnologias que permitem a discussão on-line assíncrona pode ser muito útil para estudantes que não poderiam participar de uma discussão grande grupo.

Alguém poderia fazer o argumento de que a participação em chats online é comum entre os estudantes e, portanto, deve ser incorporado como parte da instrução em sala de aula. No entanto, a ubiquidade da tecnologia é uma razão suficiente para inclusão em uma sala de aula. Os telefones são uma tecnologia amplamente utilizada, mas isso não significa que os professores são obrigados a incorporá-los no ensino (excepto, naturalmente, uma razão pedagógica pode ser articulado). Pedagogia, ao invés de tecnologia, deve conduzir o processo de adoção.