Portal das Qualificações

Agora, para escolher ou obter informação sobre uma qualificação correspondente a uma profissão de nível intermédio é muito mais fácil, bastará aceder ao Portal das Qualificações, em: www.portaldasqualificacoes.pt.

Portal das Qualificações

Disponível desde o dia 11 de março, este portal, da responsabilidade da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) e da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), dá acesso a um vasto conjunto de serviços relacionados com as qualificações de nível 2, 4 e 5 do Quadro Nacional de Qualificações obtidas por via formal ou informal, mediante a realização de processos de reconhecimento, validação e certificação de competências (escolares e/ou profissionais).

Com seis entradas em destaque, o Portal das Qualificações permite que qualquer cidadão encontre e escolha uma formação adequada ao seu perfil, obtenha um registo das qualificações até então realizadas, efetue uma correspondência entre a formação escolhida e o nível de empregabilidade expetável após conclusão do percurso formativo, contacte um Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional, aceda aos referenciais de formação e perfis profissionais da formação selecionada ou, por exemplo, saiba qual o nível e qualificação nacional e europeu da qualificação que deseja obter.

Em “(PER)cursos de Qualificação” é possível pesquisar ofertas formativas de dupla certificação existentes em Portugal adequadas ao perfil do utilizador, designadamente, cursos profissionais, cursos vocacionais, cursos de educação e formação de adultos e formação modular, sendo disponibilizada informação geo-referenciada.

O item "Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional" fornece os contactos destes Centros, com os quais é possível agendar um encontro presencial, com o intuito de obter mais informações, orientação e um encaminhamento para um percurso de qualificação mais ajustado ao perfil e expetativas de cada candidato. 

A "Caderneta Individual de Competências" disponibiliza, mediante registo, um documento com todas as formações que qualquer cidadão tenha efetuado, relevantes para a obtenção de uma qualificação (ainda que os percursos qualificantes tenham ficado incompletos). Permite, ainda, mediante autorização do próprio, disponibilizar os dados para consulta das entidades empregadoras.

O site "ANQEP" fornece informação mais detalhada sobre as possibilidades de formação qualificante para jovens e adultos e o do "Catálogo Nacional de Qualificações" uma visão dos referenciais de formação e dos perfis profissionais inerentes a cada qualificação. Uma informação bastante útil para os empregadores que, muitas vezes, expressam dificuldades na legibilidade dos diplomas que lhes são apresentados pelos candidatos às vagas disponíveis.

Por fim, o item "Sistema de Antecipação de Necessidades de Qualificações" estabelece uma correlação entre as qualificações existentes e a sua relevância para o mercado de trabalho, tendo presente a evolução de procura dessas qualificações verificada no passado e ainda as tendências de evolução da oferta de emprego num futuro próximo.
Em suma, em pouco mais do que seis cliques acede-se ao universo das qualificações em Portugal, sem se descurar a sua ligação ao espaço europeu.