O que é a Gestão da Formação?








Gestão da formação é o conjunto de conhecimentos, habilidades, técnicas e ferramentas utilizadas para planear, executar e monitorizar uma formação.

Como mostramos anteriormente, a gestão de projetos envolve uma série de aspetos derivados de cinco fundamentos: A inicialização, o planeamento, a execução, o acompanhamento/controlo e o encerramento.

É comum que algumas pessoas confundam “a formação”, com a sua gestão. A gestão da formação está diretamente ligada a execução e controlo do projeto, gestão de mudanças, alterações no âmbito etc., portanto, tem o papel de garantir a finalização do projeto dentro dos recursos estimados ou o mais similar ao que foi planeado inicialmente.

De forma resumida: Gestão de um Projeto de Formação nada mais é que o conjunto de conhecimento, técnicas, metodologias e habilidades para garantir o sucesso de um objetivo ou meta.

Por isso, quando falamos em “gerir”, não falamos apenas sobre chefiar e distribuir atividades aos membros da equipa de projeto. É sobre liderar um projeto para entregar o melhor resultado possível para as partes interessadas.

 

PARA QUE SERVE  A GESTÃO DA FORMAÇÃO?

A gestão serve para que o projeto de formação seja concluído com sucesso. Esse resultado é alcançado quando o projeto é finalizado e atende aos requisitos estabelecidos na etapa de planeamento. Isso quer dizer que, quando concluído, o resultado deve ser satisfatório em relação ao prazo e aos custos estabelecidos. 

Vale lembrar que o conceito de sucesso de um projeto de formação transcende o atendimento a restrições de âmbito, tempo e custo, ele também reflete a satisfação do cliente com o resultado entregue. Assim, é fácil de entender que um projeto de formação concluído com êxito não é uma tarefa tão simples — e é isso que justifica a necessidade da gestão.

 

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