O Ruído e a Produtividade

Será que o ruído em redor da área de trabalho pode afetar a produtividade dos trabalhadores?
Segundo neurocientistas e a Organização mundial de Saúde, o barulho em demasia pode prejudicar seriamente o nível de produtividade, principalmente em cargos em que a concentração é o principal requisito.

Quando estamos expostos por um longo período de tempo a níveis de barulho elevado, pode-se verificar a redução de produtividade e sinais evidente de cansaço nos trabalhadores. Fisicamente, o ruído modifica a condutividade elétrica no cérebro, provocando assim um queda de atividade no cérebro e consequentemente diminuindo a capacidade de atenção e concentração. Segundo a investigadora Eve relatada no site da Quartz, esta reação pode verificar- se mais facilmente nos empregos em que a criatividade é um elemento essencial no dia-a-dia de trabalho. Pois, o processo criativo exige uma maior eficácia por parte da função cerebral já que este necessita de se focar em toda a informação e idealizações do pensamento.

Nos fatores que mais afetam a produtividade, para além das banais conversas paralelas entre colegas de trabalho são:

1. Ouvir chamadas telefónicas

2. Ruído de equipamentos eletrónicas

3. Acústica de má qualidade

4. A proximidade com áreas comuns

Ruído prejudica não só a produtividade no trabalho como também fora do mesmo, afetando o sono e consequentemente a saúde e bem estar. Assim devido a todos os dados que o ruído excessivo pode causar, torna-se necessário adotar medidas de proteção. Fazer pausas, colocar fones (música pouco alta) ou até mesmo tampões nos ouvidos por alguns períodos de tempo, são algumas das medidas a adoptar para uma prevenção quer para a saúde quer para a qualidade do trabalho.