O "Learning" de B a E

Portal da Formação de Formadores - O Learning de E a BA formação é cada vez mais um meio que reflecte o ritmo da mudança das sociedades em que interage. Hoje em dia já não é possível falar em ferramentas pedagógicas sem falar na tecnologia que as suporta. 

Desde os tempos em que um simples quadro e um giz bastavam ao formador para transmitir competências pedagógicas, passando pelas sucessivas esperiências de namoro tecnológico como o ensino por correspondência - embrulhado em pilhas de cassetes audio ou vídeo - ou pelos serviços de tele-educação, até às mais modernas técnicas de ensino à distancia - em que o E-Learning / B-Learning são estrelas do firmamento digital - passaram apenas duas ou três décadas.

O Formador moderno não pode pois alhear-se desta nova vaga. Importa contudo reflectir a utilização das mesmas pois a tecnologia tem que estar ao serviço do sucesso pedagógico e não o contrário. A utilização das novas tecnologias em sala de aula, para as quais aconselhamos a leitura do documento de David J. Staley, acarreta riscos que importa conhecer.

Por outro lado o ensino à distância adicionou novos e mais complexos desafios num horizonte que já não era fácil. Como disse Marc Rosenber "O E-Learning não introduz apenas uma nova tecnologia para a aprendizagem, "introduz sim uma nova maneira de pensar e agir sobre a aprendizagem". 

O Portal da Formação de Formadores dedica uma especial atenção a estas questões, tendo criado uma área dedicada exclusivamente ao Ensino à Distância, bem como secções especializadas em E-Learning e B-Learning, na vanguarda das mais modernas técnicas de ensino à distância.