IEFP estabelece acordos de formação com Universidades

O IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional, assinou acordos de cooperação com dez universidades visando "reforçar as competências e melhorar a empregabilidade de quadros superiores desempregados" e manifestou a intenção de aumentar brevemente este número.

Prevê-se que, para já, estes protocolos possam abranger cerca de 900 desempregados, os quais se encontram atualmente inscritos nos serviços de emprego do IEFP.

Os acordos de cooperação, assinados no âmbito da implementação da medida Vida Ativa - Emprego Qualificado, envolveram as universidades do Minho, Évora, Algarve, Beira Interior, Aveiro e a Universidade do Porto (Porto Business School).

Seguem-se a Universidade Católica do Porto, a Universidade de Coimbra - Faculdades de Psicologia e Ciências da Educação e de Economia, o ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa e a Universidade de Lisboa - Instituto Superior Técnico.

Segundo o IEFP o objetivo principal passa por criar "redes de trabalho em interação com empresas, gerando dinâmicas empreendedoras ao nível dos participantes e suscitando novas perspetivas de integração e carreira profissionais", contando para tal com as Universidades como parceiros, para o fornecimento de competências técnicas que possam adaptar este tipo de formandos à procura existente no mercado de trabalho.

A medida Vida Ativa promovida pelo IEFP consiste numa resposta de qualificação que visa facilitar a (re)integração profissional dos desempregados, através de ações de formação de curta formação de natureza teórico-prática, que permitam a aquisição, valorização ou aprofundamento de competências relevantes para o mercado de trabalho.