Acompanhamento da Candidatura

Após ultrapassadas as fases da candidatura e da realização da entrevista de emprego é aconselhável que acompanhe o processo de recrutamento que se segue. Deixamos alguns conselhos.

Formação de Formadores - Bolsa de Emprego - Acompanhamento da Candidatura por carta ou e-mail

É importante que a boa impressão que deixou na entrevista não se desvaneça com o tempo. Provavelmente foi um entre muitos entrevistados, pelo que é importante manter o contacto e a sua imagem presentes na mente do entrevistador.

Uma das possibilidades será o envio de uma carta personalizada ao cuidado do entrevistador, agradecendo a atenção recebida e reforçando o empenho da sua candidatura ao emprego em causa. Dependendo da maior ou menor formalidade com que a entrevista decorreu, poderá optar entre o envio da mensagem por carta ou e-mail. A escolha da via a utilizar poderá ser condicionada por alguns destes factores:

  • Se toda a comunicação nas fases anteriores à entrevista foi efectuada por e-mail, faz algum sentido efectuar a comunicação post-entrevista também por e-mail.
  • Se o número de entrevistados foi grande, importa marcar a diferença através de uma mensagem mais personalizada e diferenciada das restantes, o que é mais fácil de conseguir através de uma carta, manuscrita ou processada por computador - em função da qualidade da sua caligrafia.
  • Dependendo da maior ou menor formalidade com que a entrevista decorreu, tal poderá fazer com que opte pela carta, mais formal, ou pelo e-mail, mais informal.

O momento ideal para enviar a mensagem de reforço positivo aponta para as 48 horas após a realização da entrevista. Isto porque antes desse prazo, a sua imagem ainda está presente na mente do entrevistador e após dois dias, a sua mensagem irá reforçar essa memória em seu favor.

O modelo da mensagem a enviar depende um pouco do carácter mais ou menos informal com que a entrevista decorreu. Por exemplo tal condicionará o modo de referenciar o nome do entrevistador "Sr. Carlos Ferreira" ou simplesmente "Caro Carlos". De qualquer modo, segue-se um exemplo genérico que o poderá inspirar:

Caro Sr. Carlos Ferreira,

Agradeço tempo que dedicou, na passada segunda-feira, à minha entrevista. Foi um prazer conhecê-lo e estou positivamente impressionado com o profissionalismo e a atmosfera em que a mesma decorreu na Empresa na Hora, S.A.

Seria para mim uma honra fazer parte da vossa equipa e assumir o cargo de coordenador dos cursos de Formação de Formadores. Embora assumindo sem dúvida que é prematuro fazê-lo, já comecei a considerar as opções estratégicas para aumentar o sucesso pedagógico dos referidos cursos, o qual entendo ser o objectivo imediato que me poderá ser colocado.

Para sua comodidade, tenciono efectuar um contacto telefónico no final da próxima semana para me manter inteirado do progresso da minha candidatura. Se, entretanto, tiver qualquer dúvida não hesite em contactar-me, estarei inteiramente ao seu dispor.

Novamente agradeço a sua atenção e consideração demonstradas. Estou ansioso por iniciar um diálogo mais profícuo.

Saudações,

Ana Paula Sottomayor