Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores

Tal como referido noutras páginas do Guia do Formador, uma das condições obrigatórias para a obtenção do CAP de Formador é a frequência com sucesso de um curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores.

Pretendemos ajudá-lo a conhecer o conteúdo programático deste tipo de cursos e a decidir-se pela melhor entidade para os frequentar.

Objectivos do Curso

O Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores tem por objectivo fornecer um conjunto de competências pedagógicas indispensáveis para o exercício da actividade de formador. Os objectivos elencados pelo referencial de formação visam assegurar que o formador deverá ser capaz de:

Estrutura Programática

Um curso de formação pedagógica inicial de formadores deverá obedecer a um conjunto de requisitos impostos pelo referencial de formação normativo:

  • Utilizar um conjunto variado de métodos e técnicas, que incluem sessões de exposição e discussão de temas, trabalhos individuais e de grupo, planificação e apresentação de módulos, bem como preparação e realização de simulações pedagógicas.
  • Uma duração de 90 horas. Os conteúdos encontram-se distríbuidos do seguinte modo: