A Escolha do Centro de Formação

Formação de Formadores - Centros de FormaçãoA escolha da empresa ideal para a frequência desta acção de formação não é uma tarefa fácil pois o elevado número de entidades a laborar na área de formação bem como a disparidade de preços exigem algum conhecimento do mercado e como tal gostaríamos de o ajudar nessa escolha, assim:

  • Só poderá frequentar este curso nos Centros de Emprego, em Centros de Formação Profissional de Gestão Directa ou de Gestão Participada ou ainda, directamente, nas entidades privadas que desenvolvem este tipo de cursos de formação, devidamente homologados pelo IEFP.
  • O historial, número de ações realizadas e a valia pedagógica da empresa a seleccionar, são determinantes para o grau de confiança que esta lhe deverá inspirar.
  • A disparidade de preços não é transparente para o formando e deve-se muitas vezes a factores que não são claros ou não merecem suficiente explicação por parte da empresa de formação. Um dos factores que influencia o preço final respeita às metodologias de formação oferecidas. Por exemplo, uma acção de formação de formadores que seja leccionada em regime de B-Learning (acção mista com parte das sessões leccionadas em regime presencial, outra parte leccionada em modo síncrono e a parte restante em regime de ensino à distância puro) possui um custo menor para a empresa formadora e, como tal, um preço final mais baixo para o formando. Sendo a adesão ao tipo de metodologia de ensino uma questão de escolha pessoal esta deverá ser seriamente ponderada pelo formando. De uma forma geral, a eficácia do sucesso pedagógico do ensino presencial - quando monitorizado por uma equipa pedagógica de qualidade - apresenta um grau de sucesso maior do que as diversas modalidades de ensino à distência.

    Acresce ainda que nem sempre as metodologias pedagógicas da empresa de formação respeitam a qualidade desejada. É sabido que uma das empresas com maior penetração no mercado da formação utiliza uma estratégia em que o formando que atinja a melhor avaliação numa dada acção de formação transita para uma acção seguinte no papel de formador, vendo assim o custo inicial da frequência do seu curso, isentado. Como é óbvio, por melhores que sejam as competências adquiridas pelo formando, como formador, o factor inexperiência joga contra si e contra aqueles que optam por este tipo de cursos.

O Portal da Formação de Formadores, com o objectivo de o ajudar na sua escolha, seleccionou um conjunto de empresas no território nacional  que - fruto da sua experiência de vários anos a leccionar este tipo de cursos e pela qualidade e sucesso investidas no seu exercício - garantem uma escolha bem sucedida. Assim, se pretender obter mais informações, bastará preencher o seguinte formulário de contacto.