Estrutura Programática

Um curso de formação pedagógica inicial de formadores deverá obedecer a um conjunto de requisitos impostos pelo referencial de formação normativo:

  • Utilizar um conjunto variado de métodos e técnicas, que incluem sessões de exposição e discussão de temas, trabalhos individuais e de grupo, planificação e apresentação de módulos, bem como preparação e realização de simulações pedagógicas.
  • Uma duração de 90 horas. Os conteúdos encontram-se distríbuidos do seguinte modo:

Conteúdos Programáticos e Carga Horária

Horas

Formador: Sistema, Contextos e Perfil 
10
Simulação Pedagógica Inicial 
10
Comunicação e Dinamização de Grupos em formação
10
Metodologias e Estratégias Pedagógicas
10
Operacionalização da Formação: do plano à ação
10
Recursos Didáticos e Multimédia 10
Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem 10
Avaliação da Formação e das Aprendizagens
10
Simulação Pedagógica Final 10
Total:  90

Para além disso os conteúdos deverão ser organizados segundo 3 eixos de intervenção pedagógica, a saber:

A - Eixo de Enquadramento - Orientado para a compreensão global do processo formativo e para o desenvolvimento de competências pessoais e inter-relacionais, em contexto de formação
A1. O formador face aos sistemas e contextos de formação
A2. Factores e processos de aprendizagem
A3. Comunicação e animação de grupos*
A4. Métodos e técnicas pedagógicas
B. Eixo de Operacionalização - Orientado para a aquisição de competências técnicas, visando a operacionalização da formação
B1. Objectivos pedagógicos
B2. Avaliação da aprendizagem
B3. Recursos didácticos
B4. Planificação da formação
B5. Acompanhamento e avaliação da formação
C - Eixo de Aplicação - orientado para a mobilização das competências desenvolvidas ao longo do processo pedagógico.
C1. Plano de sessão
C2. Simulação pedagógica 1
C3. Proposta de intervenção pedagógica