Quais os requisitos para ser um Formador

Ser Formador implica todo um conjunto de requisitos, uns obrigatórios e outros aconselháveis, que o habilitam a exercer com sucesso a dita carreira de Formador.

  1. Em primeiro lugar, deverá possuir boa capacidade de comunicação e relacionamento humano em contexto de grupo, de modo a reforçar a empatia entre o formando e os objectivos pedagógicos da formação. É pois importante que o seu perfil psicológico e social vá de encontro às características desejáveis para se tornar um bom Formador.
    O Formador é um profissional que para além de ajudar a desenvolver competências associadas à sua área de formação, contribui ainda para moldar o perfil profissional dos seus formandos, sendo por isso desejáveis características pedagógicas, comportamentais e de relacionamento social adequadas à execução desta tarefa.

    A pensar em si, que agora inicia esta carreira, criámos um teste de avaliação vocacional, desenvolvido pelo departamento de orientação vocacional de uma das empresas parceiras do Portal de Formação de Formadores, a Pro Unicenter.

  2. Em segundo lugar, é necessário possuir preparação científica, técnica, tecnológica e prática, que garanta as necessárias qualificações no contexto curricular em que pretende desenvolver a formação (de nível idêntico ou superior ao nível garantido pela respectiva acção de formação).
  3. Em terceiro lugar, a condição sem a qual nenhum formador poderá leccionar qualquer curso ou ação de formação: ter frequentado, com aproveitamento, o Curso de Formação Pedagógica Inicial numa entidade credenciada para o efeito (possuidora de um certificado de homologação emitido pelo IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional).
  4. Por último, possuir o CAP - Certificado de Aptidão Profissional de Formador, emitido pelo IEFP, o qual é obtido após a frequência, com sucesso, do curso referido no ponto anterior.