O papel da formação no mercado de trabalho
Num mercado de trabalho cada vez mais competitivo e dinâmico, a formação assume um papel estratégico no desenvolvimento das carreiras profissionais. Mais do que um requisito, investir em formação contínua é uma necessidade para quem pretende manter-se relevante, competitivo/a e preparado/a para os desafios do presente e do futuro.
A formação contribui significativamente para a atualização de conhecimentos e para o desenvolvimento de novas competências, permitindo aos/às profissionais acompanharem a constante evolução tecnológica e as mudanças nas exigências do mercado. Seja em áreas técnicas ou em soft skills, como liderança, comunicação ou gestão de tempo, o reforço contínuo destas capacidades tem impacto direto na performance individual e organizacional.
Adicionalmente, a formação aumenta a empregabilidade e pode ser um fator decisivo em processos de recrutamento e progressão na carreira. Profissionais que demonstram iniciativa na sua aprendizagem contínua são frequentemente valorizados/as pelas empresas, que reconhecem a sua proatividade, capacidade de adaptação e vontade de evoluir.
A aposta na formação não beneficia apenas o/a profissional, mas também as organizações, ao promover equipas mais qualificadas, inovadoras e preparadas para enfrentar contextos de mudança.
A formação deve ser encarada como um investimento – pessoal e organizacional – que potencia o crescimento, a valorização e a sustentabilidade das carreiras a longo prazo.
A qualidade da formação é um dos pilares fundamentais para assegurar a eficácia do desenvolvimento profissional. A sua avaliação deve ser um processo contínuo, sistemático e orientado para a melhoria dos conteúdos, métodos e resultados obtidos.
Ao aplicarmos estes critérios conseguimos identificar pontos fortes e áreas de melhoria, ajustar os programas formativos e promover uma cultura de aprendizagem contínua orientada para resultados.
Uma das práticas de trabalho na Joviform, é a avaliação da eficácia formativa, cerca de 6 meses após o término da ação de Formação de Formadores/as. Os seus resultados espelham claramente o que se encontra plasmado acima.
Vejamos:
93.9% refere que ficou muito satisfeito/a ou satisfeito/a com a formação ministrada pela Joviform;
91.8% refere voltaria a frequentar ações de formação na Joviform.
32.9% refere que após a realização da ação de formação, a sua situação profissional se alterou para melhor;
68.7% refere que a formação de formadores/as que frequentou na Joviform lhe permitiu um melhor desempenho nas suas funções profissionais;
23.3% refere que nos últimos 6 meses teve alguma evolução na sua carreira ou alteração de função, dos quais 42.5% refere que foi a formação que frequentou que influenciou a evolução de carreira ou mudança de função;
46.3% refere que iniciou funções de formador/a ou espera iniciar nos próximos 6 meses;
Face a estes resultados de 2024, continuaremos a trabalhar com afinco e rigor, por forma a continuarmos a garantir melhorias na vida das pessoas que se cruzam nos nossos caminhos.