Adoção de tecnologias digitais em sala de aula: 10 questões
Decidimos apresentar em tradução livre para português um interessante artigo escrito por David J. Staley acerca das tecnologias digitais e a sua relação com a actividade pedagógica do professor. O autor coloca 10 perguntas e contrapõe com as respectivas respostas que poderão ajudar a orientar os professores na adoção da tecnologia digital na sala de aula.
Por David J. Staley
A tecnologia tem vindo a assumir um papel fundamental no espaço da sala de aula. É incorreto dizer que "a tecnologia na educação" é um fenómeno novo ou radical; lousas, livros, papel e lápis são tecnologias, já para não falar da linguagem escrita ou matemática. Algures na década de 1990, a palavra tecnologia era normalmente associada apenas a ferramentas digitais. "Tecnologia na sala de aula" ou "os perigos da tecnologia" passaram a referir-se apenas à tecnologia digital, ao invés de tecnologia como um todo. Para que possamos abordar a questão da adoção da tecnologia digital nas salas de aula, proponho que nos debrucemos sobre as tecnologias digitais no âmbito da "ecologia da informação", que desde há muito tempo abriga múltiplas tecnologias.
10 Questões de Avaliação
As orientações em torno das respostas a estas 10 perguntas, representam o que eu acredito ser uma abordagem séria para a utilização da tecnologia digital, que não assume que os professores devem adoptar automaticamente a última ferramenta com medo de ficarem ultrapassados. Nem esta abordagem rejeita automaticamente a aquisição de novas tecnologias sob a crença reaccionária de que esses instrumentos não têm lugar na educação. A tecnologia digital não ajudará na educação e na verdade pode até ter consequências danosas, consequências não intencionais, se não for usada de forma sábia. Num ambiente educacional, a sabedoria deriva das preocupações pedagógicas, das práticas pedagógicas e das filosofias dos educadores que utilizam as tecnologias.
Tecnologia e Infra-Estrutura Pedagógica
As tecnologias digitais servem uma variedade de funções de infra-estrutura na universidade moderna, desde a administração, de comunicação para recreação. Que a tecnologia digital é parte do espaço da universidade não pode ser negado. No entanto, as universidades não atraem os alunos por causa da presença da tecnologia digital.Nos dias de hoje, o ambiente AOs, ferramentas digitais tornaram-se tão indispensável e tão invisível quanto água encanada ou eletricidade. A tecnologia digital não pode ser visto como um produto de valor acrescentado em si, mas a sua ausência, Äîlike a ausência de electricidade, bem Äîcould desencorajar futuros alunos. Dada a ascensão da computação ubíqua, como e quando essas tecnologias devem ser colocados dentro do espaço físico e conceitual da sala de aula? Quais são as melhores estratégias para tornar a tecnologia digital de uma parte de uma universidade, infra-estrutura Aos pedagógico?
Como os critérios de avaliação de estresse questões 10, a educação é uma relação entre professor e aluno. Tecnologias utilizadas de forma eficaz na educação mediar essa relação. Qualquer avaliação de tecnologias em sala de aula deve-se considerar como essas ferramentas melhorar, ampliar e permitir que a relação essencial entre professor e aluno.
PS: Este artigo é uma tradução livre do Inglês para Português. Pode consultar o original aqui.
- 1. Qual o impacto que a tecnologia tem sobre a ergonomia no espaço da sala de aula?
- 10. É bom?
- 2. Como é que a tecnologia expande as dimensões do espaço da sala de aula?
- 3. Porque está esta tecnologia aqui?
- 4. A tecnologia acrescenta algum valor pedagógico demonstrável?
- 5. A tecnologia incentiva a autêntica pedagogia?
- 6. A tecnologia promove a educação "aumentada"?
- 7. Será que os professores utilizam a tecnologia para auxiliar os alunos na aquisição do conhecimento e não apenas para transmitir informação?
- 8. O recurso à tecnologia permite aos alunos produzir conhecimento e informação?
- 9. Esta tecnologia promove a aprendizagem divertida ou apenas entretém?
- PARTILHAR
- Versão de impressão
- Inicie sessão ou registe-se p/ comentar