Adoção de tecnologias digitais em sala de aula: 10 questões

Formação de Formadores - A Tecnoclogia na Sala de AulaDecidimos apresentar em tradução livre para português um interessante artigo escrito por David J. Staley acerca das tecnologias digitais e a sua relação com a actividade pedagógica do professor. O autor coloca 10 perguntas e contrapõe com as respectivas respostas que poderão ajudar a orientar os professores na adoção da tecnologia digital na sala de aula.

Por David J. Staley
A tecnologia tem vindo a assumir um papel fundamental no espaço da sala de aula. É incorreto dizer que "a tecnologia na educação" é um fenómeno novo ou radical; lousas, livros, papel e lápis são tecnologias, já para não falar da linguagem escrita ou matemática. Algures na década de 1990, a palavra tecnologia era normalmente associada apenas a ferramentas digitais. "Tecnologia na sala de aula" ou "os perigos da tecnologia" passaram a referir-se apenas à tecnologia digital, ao invés de tecnologia como um todo. Para que possamos abordar a questão da adoção da tecnologia digital nas salas de aula, proponho que nos debrucemos sobre as tecnologias digitais no âmbito da "ecologia da informação", que desde há muito tempo abriga múltiplas tecnologias.

"Ecologia da Informação", um termo adoptado pelos sociólogos Bonnie Nardi e O'Day Vicki, significa "um sistema de pessoas, práticas, valores e tecnologias num ambiente particular local. Em ecologias de informação, o foco não está na tecnologia, mas nas actividades humanas que são servidas pela tecnologia.". ​​Assim, é a complexa interacção entre as pessoas, os seus valores, práticas e tecnologias que constituem um espaço de sala de aula, definido como uma ecologia da informação. Acho essa, uma forma interessante de encarar a sala de aula. As nossas salas de aula não são vocacionadas à tecnologia, nem um espaço puro que as ferramentas digitais possam espoliar. Em vez disso, as ferramentas digitais devem ser vistas lado a lado com - e em alguns casos substituindo - as tecnologias pré-existentes.

10 Questões de Avaliação

As orientações em torno das respostas a estas 10 perguntas, representam o que eu acredito ser uma abordagem séria para a utilização da tecnologia digital, que não assume que os professores devem adoptar automaticamente a última ferramenta com medo de ficarem ultrapassados. Nem esta abordagem rejeita automaticamente a aquisição de novas tecnologias sob a crença reaccionária de que esses instrumentos não têm lugar na educação. A tecnologia digital não ajudará na educação e na verdade pode até ter consequências danosas, consequências não intencionais, se não for usada de forma sábia. Num ambiente educacional, a sabedoria deriva das preocupações pedagógicas, das práticas pedagógicas e das filosofias dos educadores que utilizam as tecnologias.

A arrumação espacial das pessoas e das tecnologias é muitas vezes uma declaração explícita da prática pedagógica. Pense no espaço da sala de aula tradicional, com filas de carteiras aparafusadas ao chão diante de um púlpito situado na frente. Tal arrumação física favorece uma pedagogia baseada na palestra, na qual um professor "debita" para uma plateia de estudantes que quer ouvir e absorver as suas informações. Eu prefiro uma sala de aula com cadeiras móveis que facilmente podem ser dispostas num círculo, ou distribuídas ao redor da sala, já que eu pratico uma pedagogia baseada em discussões para a turma em geral e trabalho também em pequenos grupos. Da mesma forma, a arrumação física das tecnologias no espaço da sala de aula deve reflectir as estratégias pedagógicas do professor.

Nem toda a instrução ocorre dentro da sala de aula. O envolvimento com os alunos também ocorre fora da sala de aula, fora do horário de expediente. Tenho ensinado em faculdades onde os alunos não pensam em se sentar perto de mim durante a minha pausa para o almoço, ou no pátio para fazer uma pergunta ou iniciar uma discussão. Os professores pedem aos alunos para completar trabalhos em casa, levá-los em viagens ao campo, exigir a sua participação em concertos, espectáculos e outras actividades fora da sala de aula. Ao mesmo tempo, o corpo docente da faculdade - mesmo as faculdades que não utilizam a tecnologia na sala de aula - utilizam ferramentas digitais para a produção de roteiros, para redigir as tarefas dos projectos e para calcular as avaliações. Cada uma dessas actividades é uma extensão das actividades na sala de aula.

Kathryn Henderson descreveu o impacto das ferramentas de computação gráfica sobre a profissão de engenharia de projeto. As práticas e hábitos de engenheiros de projeto foram forjadas em um "mundo de papel" com suas próprias convenções de redacção. Adição de elementos gráficos do computador para esse mundo de papel mostrou uma transição difícil para muitos dos engenheiros Henderson observados, e muitos deles simplesmente evita o uso de novas ferramentas. Isso não era porque não eram capazes de usar a tecnologia, mas porque as convenções impostas pela elaboração de projeto auxiliado por computador foram diferentes das convenções esses engenheiros aprenderam em suas práticas mundiais de papel. Além de ter de aprender a usar a nova ferramenta, os engenheiros tiveram que aprender um novo domínio de conhecimento tácito. Os engenheiros, observou Henderson, raramente optou por utilizar a tecnologia gráfica digital: alguém decidiu que essas ferramentas pertenciam em sua workplaces.

Substituição de uma tecnologia antiga por uma nova tecnologia digital, simplesmente porque é novo e digital não é mais uma razão suficiente, se ele nunca foi para as universidades lutando com orçamentos de tecnologia apertado. Em vez disso, o adotante deve ser capaz de articular uma vantagem pedagógica legítima a nova ferramenta.

Eu tenho usado por muito tempo transparências e um projetor para apresentar evidências visuais em minhas aulas de história. Não há valor pedagógico dos estudantes olhando e pensando em evidência visual, ea tecnologia do retroprojector permite que a estratégia pedagógica. Idealmente, os alunos devem examinar as imagens originais. Como isso raramente é uma opção, os alunos devem olhar para as reproduções.

Autêntico pedagogia significa que as atividades docentes pedir aos alunos que participam são semelhantes às atividades realizadas pelos profissionais em um campo. tecnologia educacional eficaz é autêntica e adequada para o ensino quando promove atividades-fé quando os alunos utilizam ferramentas da mesma forma que os praticantes mestre usá-los. Os estudantes de biologia devem trabalhar adequadamente com as tecnologias encontradas no laboratório, enquanto majores teatro deve trabalhar com as tecnologias envolvidas com a dramaturgia.

Os Utilizadores da tecnologia, com demasiada frequência empregá-lo para soltar das outras pessoas eo mundo ao redor real. Estamos todos familiarizados com os adolescentes com fones de ouvido escutando CD players portáteis, os motoristas distraídos por suas conversas ao celular, e pessoas de negócios com seus laptops em restaurantes lotados, alheio ao seu entorno, com foco nas nos seus dispositivos, ignorando as pessoas ao seu redor. Em contraste, os pesquisadores começaram recentemente a explorar a idéia de "realidade aumentada", onde os usuários da tecnologia de empregá-lo para exercer seu ambiente físico e interagir com outras pessoas.

John Seely Brown e Paul Duguid distinguir conhecimento de informação é informação.8 dados e as tecnologias digitais são certamente capazes de distribuir informações. Conhecimento, por outro lado, é geralmente associada a um ser humano específico que está sendo, é muito difícil de pacote e transporte, e é normalmente associado à valorização do conhecedor do significado da informação. Duas pessoas podem acessar as mesmas informações, mas as diferenças nos níveis de conhecimento de forma a maneira como usar e interpretar essas informações. Embora as tecnologias digitais podem certamente oferecer conteúdo e informações, os profissionais só mestre pode usar a tecnologia para ensinar as habilidades e os hábitos da mente de uma disciplina.

Vinte anos atrás, Howard Gardner, despertaram a consciência de que a inteligência humana não pode ser medido de acordo com uma quantidade, em vez disso, cada mente humana é um conjunto de inteligências múltiplas, cada um dos graus variáveis ​​em cada individual.10 teóricos da educação, desde então, argumentaram que, em um cenário educacional eficaz, os professores devem recorrer a uma ampla variedade de inteligências: alguns alunos são aprendizes visuais, outros preferem mais experiências táteis, outros precisam ouvir informações apresentadas oralmente. Todos os professores devem assumir uma "diversidade cognitiva" em qualquer classe que ensinam e apresentar informações em conformidade.

Que a aprendizagem do aluno deve ser ativo e não passivo tornou-se um refrão comum entre os educadores de hoje. Algumas estratégias pedagógicas, no entanto, são mais ativos do que outros. A aprendizagem activa não é apenas ter os alunos a fazer algo diferente de ouvir uma palestra. Embora possa parecer que eles são "ativos", os alunos que simplesmente olhar para gráficos interessantes ou ouvir o som digitalizado, embora talvez se entreter não estão engajados em uma pedagogia ativa. Tendo estudantes gerar esses gráficos ou experiência com esse som, por outro lado, seria um exemplo de tecnologia da promoção do brincar ativo.

Lembro-me claramente a minha primeira experiência com impressoras jato de tinta. Eu era um associado de ensino em 1987, num momento em ensaios mais alunos ainda estavam compostas em máquinas de escrever e os erros corrigidos com corretivo líquido. Um aluno apresentou uma redação impressa com uma das impressoras jato de tinta de primeira geração. Ao contrário dos outros ensaios na minha pilha, este parecia ser um livro publicado tinta escura preta e um tipo de letra provocante em papel substancial. Eu tinha certeza de que eu estava segurando uma apresentação A, eu estava tão fascinado pela tecnologia que o produziu. Alguns, isto é, até eu ler a descrição. Como muitos dos outros, ele foi mal formado, falta de investigação aprofundada, e não subindo acima da classe C, finalmente desisti.

Tecnologia e Infra-Estrutura Pedagógica

 As tecnologias digitais servem uma variedade de funções de infra-estrutura na universidade moderna, desde a administração, de comunicação para recreação. Que a tecnologia digital é parte do espaço da universidade não pode ser negado. No entanto, as universidades não atraem os alunos por causa da presença da tecnologia digital.Nos dias de hoje, o ambiente AOs, ferramentas digitais tornaram-se tão indispensável e tão invisível quanto água encanada ou eletricidade. A tecnologia digital não pode ser visto como um produto de valor acrescentado em si, mas a sua ausência, Äîlike a ausência de electricidade, bem Äîcould desencorajar futuros alunos. Dada a ascensão da computação ubíqua, como e quando essas tecnologias devem ser colocados dentro do espaço físico e conceitual da sala de aula? Quais são as melhores estratégias para tornar a tecnologia digital de uma parte de uma universidade, infra-estrutura Aos pedagógico? 

Como os critérios de avaliação de estresse questões 10, a educação é uma relação entre professor e aluno. Tecnologias utilizadas de forma eficaz na educação mediar essa relação. Qualquer avaliação de tecnologias em sala de aula deve-se considerar como essas ferramentas melhorar, ampliar e permitir que a relação essencial entre professor e aluno.

PS: Este artigo é uma tradução livre do Inglês para Português. Pode consultar o original aqui.