1. Qual o impacto que a tecnologia tem sobre a ergonomia no espaço da sala de aula?

A arrumação espacial das pessoas e das tecnologias é muitas vezes uma declaração explícita da prática pedagógica. Pense no espaço da sala de aula tradicional, com filas de carteiras aparafusadas ao chão diante de um púlpito situado na frente. Tal arrumação física favorece uma pedagogia baseada na palestra, na qual um professor "debita" para uma plateia de estudantes que quer ouvir e absorver as suas informações. Eu prefiro uma sala de aula com cadeiras móveis que facilmente podem ser dispostas num círculo, ou distribuídas ao redor da sala, já que eu pratico uma pedagogia baseada em discussões para a turma em geral e trabalho também em pequenos grupos. Da mesma forma, a arrumação física das tecnologias no espaço da sala de aula deve reflectir as estratégias pedagógicas do professor.

Certa vez, visitei uma sala de aula digital, onde os terminais de computador foram colocados em filas de carteiras aparafusadas, sugerindo uma continuidade do modo de conferência. A minha preferência iria para uma sala de notebooks (wireless seria ainda melhor) que os alunos pudessem carregar, facilitando o modo de discussão a pequenos grupos de discussão ou modo descentralizado.

A ergonomia da escolha tecnológica deve corresponder a intenções pedagógicas do professor, tanto quanto possível. Qualquer tecnologia que desnecessariamente perturba este arranjo ou cuja disposição é contrária ao estilo pedagógico do professor não deve ser adoptada.